Cuiabá, Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2025
EMENDA
04.02.2020 | 22h01 Tamanho do texto A- A+

Gravidez de Janaina faz AL antecipar eleição da Mesa para junho

Parlamentar é favorita para ocupar o cargo de primeira-secretária e quer participar das articulações

A deputada Janaina Riva, que disputara a primeira-secretaria

A deputada Janaina Riva, que disputara a primeira-secretaria

DA REDAÇÃO

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentada, na noite desta terça-feira (4), para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia, prevista para o início de setembro.

 

Segundo apurou o MidiaNews, a PEC, que já conta com o apoio de 13 parlamentares, não tem estipulada uma nova data para a eleição, mas provavelmente a definição será para o final de junho.

 

O principal motivo da mudança é a gestação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), favorita para disputar o cargo de primeira-secretária numa chapa encabeçada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), que irá à reeleição.

 

A eleição em setembro coincidiria com o período em que Janaina deve dar à luz, o que a impediria de participar ativamente das articulações.

 

Outro motivo que também pesou para a definição da PEC é que se a eleição da Mesa ficasse para setembro, iria se embaralhar com as eleições municipais, fato que poderia tumultuar o processo na Assembleia.

 

A PEC começou a tramitar na sessão desta terça-feira, e terá um rito específico, como cumprir dez sessões e ser analisada por comissões parlamentares.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

EMORAES  06.02.20 08h44
Com todo o respeito a nobre deputada, sugiro a senhora que promova um bom pré natal na sua gestação e que a questão institucional a senhora goze de todos os seus direitos junto a AL MT, agora mobilizar mudança na Constituição em razão de um assunto individual, temos assuntos mais sérios a serem tratados nobre Presidente.
1
0
Michael   05.02.20 09h32
Deixa eu ver se entendi, tal qual como uma empresa, o estado vai se comportar, alterando a legislação, a constituição do estado de MT para atender a uma gestação??? Tal qual como Roma antiga, que decretava feriados quando nascia o filho do imperador, Mato Grosso terá sua lei alterada para atender aos anseios de UMA ÚNICA PARLAMENTAR? Só podem estar de brincadeira, não quero acreditar que isso seja real! NASCE O FILHO DE UMA DEPUTADA E TODO O ESTADO TEM QUE TER A LEI ALTERADA? A VIDA DE TODOS GIRA EM TORNO DE UM ÚNICO RECÉM NASCIDO??
41
8
Luciano  05.02.20 09h11
Nossa parece que e dona da Assembléia, kkk
34
6
Neiva Maria de Andrade  05.02.20 08h38
Uma vergonha! Antecipar a eleição/composição da mesa por causa da gestação de uma parlamentar!!
32
5