Cuiabá, Sábado, 25 de Outubro de 2025
CALAMIDADE EM VG
22.10.2025 | 18h34 Tamanho do texto A- A+

Flávia: "Não resolvo em 10 meses o que não foi feito em 40 anos"

A prefeita baixou decretou na terça-feira (21) pela falta de água; ela quer trocar toda a rede de distribuição

Victor Ostetti/MidiaNews

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, afirmou que os bairros estão recebendo caminhão-pipa

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, afirmou que os bairros estão recebendo caminhão-pipa

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que a crise no abastecimento de água do município é resultado de décadas de negligência e não pode ser resolvida em poucos meses de gestão.

 

Eu não resolvo o abastecimento da cidade de uma hora para outra, em 10 meses o que não foi feito em 40 anos

Nesta terça-feira (21) a prefeita decretou calamidade no município pela escassez no abastecimento de água potável. O problema de falta de água no município tem se estendido por décadas e nunca foi resolvido por gestões anteriores. 

 

“Eu não resolvo o abastecimento da cidade de uma hora para outra, em 10 meses o que não foi feito em 40 anos. Vou resolver o abastecimento da cidade trocando toda uma rede de abastecimento. Como que você troca uma rede de abastecimento? Tem rede de amianto aqui em Várzea Grande”, afirmou.

 

Flávia destacou que a troca completa da estrutura é um processo demorado e que, por ora, a cidade continuará sendo atendida com caminhões-pipa.

 

O decreto de calamidade pública foi publicado no Diário Oficial dos Municípios e tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado.

 

Segundo Flávia, o objetivo do decreto é desburocratizar processos e ampliar a capacidade de resposta do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande.

 

“Eu não fico com receio de decretar, porque é uma verdade. A população tem que saber que nós estamos lutando com poucas armas, poucos recursos, e dessa forma a gente consegue abrir e expandir mais recursos para vir o investimento para o DAE”, disse.

 

Cenário preocupante

 

Flávia relatou que a região da ETA Imigrantes é uma das mais afetadas, já que a bomba principal está em manutenção e a prefeitura ainda aguarda a liberação de recursos do Governo do Estado para comprar uma reserva.

 

Mesmo diante do cenário de escassez, a prefeita garantiu que tem buscado alternativas emergenciais enquanto prepara o município para um novo modelo de gestão do abastecimento.

 

“Eu espero que o ano que vem eu não esteja falando de água aqui com vocês, independente da concessão ter acontecido ou não. Só quero fazer os investimentos que são o mínimo necessário para funcionar a distribuição de água”, concluiu.

 

Leia mais:

 

Flávia cita estiagem e decreta calamidade por falta de água em VG

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Netinho15  25.10.25 10h40
Mas ela prometeu que ia fazer o milagre em 6 meses, agora tem que cobrar o santo
0
1
Neto  24.10.25 19h01
Neto, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Rafael  23.10.25 16h42
Sim, concordo e um problema que vem ocorrendo a décadas e a prefeita não ira resolver em 10 meses, porem o que estava ruim piorou o abastecimento antes acontecia uma vez a cada 2 dias, agora chegamos a ficar mais de 7 dias sem água, e que conversa e esse de trocar rede de abastecimento voçe foi eleita com a promessa de PRIVATIZAR o DAE.
10
0
Julio Campos Neto   23.10.25 10h28
Nos últimos 40 anos VG nunca decretou calamidade pública por falta de água
20
12
Sidnei   23.10.25 10h01
Concordo, mas piorar também não,moro em várzea grande a 35 anos,na minha região nunca faltou água e agora não tenho nem na torneira embaixo
23
1