Reprodução/Instagram
Danilo Gentili vive um momento difícil no SBT. O apresentador, que há mais de uma década comanda o “The Noite”, enfrenta uma fase de desafios dentro do canal desde o ano passado.
Em setembro, eu já havia revelado, com exclusividade, que Gentili estava insatisfeito com a falta de investimentos na atração.
Nos últimos tempos, o programa de entrevistas enfrenta dificuldades para garantir o fechamento de ações comerciais com valores mais robustos, o que acabou fazendo com que o SBT até chegasse a avaliar se a atração continuaria na grade deste ano.
Além dos desafios em relação ao faturamento, Gentili também se viu envolvido em algumas polêmicas na internet, que vão desde debates sobre questões políticas até um vídeo que viralizou na semana passada, em que ele foi acusado de ter sido grosseiro com funcionários que trabalhavam em uma obra na rua de sua casa.
No registro vazado, o apresentador aparece jogando placas e cones para o alto, além de discutir com um homem que estava no local e registrava o momento.
O apresentador foi às redes sociais e justificou que duas empresas privadas vinham gerando sérios transtornos à vizinhança há bastante tempo e que ele já havia tentado resolver de maneira pacífica. Após seu posicionamento, muitos seguidores demonstraram que entenderam a reação do artista.
Porém, na avaliação da minha fonte do canal, o episódio acabou trazendo mais desgaste para a imagem do humorista.
“Dentro do SBT, a percepção é de que situações como essa dificultam a aproximação de grandes marcas e o fechamento de contratos publicitários com anunciantes importantes”, explicou.
Na última semana, depois da confirmação de que Juliana Oliveira, assistente de palco e figura icônica do talk show, foi dispensada, o Notícias da TV revelou que o programa vai passar por alguns cortes drásticos para redução de custos.
Segundo o site, a expectativa é que o programa seja totalmente reformulado, o que pode incluir a saída da banda Ultraje a Rigor – que o acompanha desde o início –, além do possível fim do auditório e até o encerramento do contrato com o elenco que participa das esquetes de humor e interações no palco.
Em contato com a assessoria de comunicação do SBT, eles disseram que “não é verdade”.
Fui atrás para entender todos esses rumores. O que descobri é que a chegada de Virginia Fonseca ao canal acabou servindo como uma espécie de milagre para o comunicador.
Com patrocinadores garantidos e um faturamento satisfatório, o Sabadou passou a contar com a colaboração de alguns funcionários da equipe do The Noite. Inclusive, o elogiado diretor João Mesquita foi um dos profissionais que passou a atuar nos dois projetos.
Segundo essa mesma fonte, existe muito carinho da direção do canal por Gentili. Com esse compartilhamento de equipe e divisão de alguns custos entre os dois programas, a permanência do The Noite na grade de programação ficou mais viável – vale destacar que as duas atrações possuem centros de despesas diferentes.
Como telespectador e crítico de TV, avalio que o The Noite é bastante relevante para o SBT. Desde que estreou em 2014, após uma saída conturbada de Gentili da Band – que resultou em uma disputa jurídica e até multa para o talentoso humorista –, o programa tem deixado sua marca na TV e no digital.
Inclusive, avalio que um dos pontos cruciais dessa ascensão foi uma exigência contratual feita pelo humorista para que o programa fosse sempre disponibilizado na íntegra no YouTube, estratégia que impulsionou bastante a presença digital do SBT, tornando a emissora uma das mais fortes na plataforma de vídeos. Inúmeras entrevistas feitas por Gentili pautaram relevantes canais de imprensa nesses quase onze anos.
A televisão e o mercado audiovisual, de maneira geral, vêm passando por grandes mudanças, e vale destacar que o The Noite é um dos poucos sobreviventes do formato talk show na TV aberta. Acredito que Gentili tem talento, persistência e criatividade para atravessar esse momento desafiador.
Comentários (Nenhum)