24.06.2025 | 17h:11

GABINETE NA CÂMARA


Erika Hilton contrata dois maquiadores para sua assessoria

'Conheci como maquiadores, identifiquei outros talentos e chamei para trabalhar comigo'

Divulgação

Ronaldo Hass maqueia a deputada Erika Hilton em foto divulgada por ele em 26 de julho de 2024

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) contratou para seu gabinete duas pessoas que conheceu como maquiadoras e que ainda a maquiam eventualmente.

 

Os assessores são Ronaldo Hass e Indy Montiel, que têm diversas publicações em redes sociais divulgando seus trabalhos como maquiadores usando Hilton como modelo.

 

A informação foi divulgada pelo site Metrópoles e confirmada pela Folha.

 

Hass foi contratado como secretário parlamentar em novembro de 2024 e teve dois remanejamentos de cargo dentro do gabinete. Seu posto atual tem remuneração de R$ 9.700, de acordo com o sistema de transparência da Câmara.

 

A primeira nomeação de Montiel foi em dezembro. No início deste mês, houve um remanejamento para o cargo atual. Em maio, a remuneração foi de cerca de R$ 2.100. Os dados também foram extraídos do sistema da Câmara.

 

A deputada afirma que os dois secretários parlamentares fazem briefings, relatórios, acompanhamento de notícias e articulação política em pautas LGBTQIA+. "Eu não contrato maquiador com verba de gabinete", declarou em seu perfil em rede social.

 

"Conheci eles como maquiadores, identifiquei outros talentos e os chamei para trabalhar comigo. Quando podem, fazem minha maquiagem e eu os credito por isso. Mas se não fizessem, continuariam sendo meus secretários parlamentares", disse Erika Hilton.

 

A deputada afirmou que Ronaldo Hass a acompanha em compromissos políticos no estado de São Paulo, enquanto caberia a Indy Montiel a agenda em Brasília.

 

A assessoria de imprensa da deputada enviou à Folha três imagens de Indy Montiel e duas de Ronaldo Hass acompanhando Erika Hilton em compromissos de seu mandato –eles aparecem em segundo plano em momentos em que a deputada cumpria sua agenda.

 

O registro mais recente de trabalho de maquiagem com a deputada divulgado por Hass no Instagram é de 22 de fevereiro. Foi para um ensaio da escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti. O perfil o identifica como alguém do ramo de beleza.

 

No caso de Montiel, o registro mais recente é de 27 de maio. A deputada foi maquiada para receber a Ordem do Rio Branco, maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. O perfil de Montiel no Instagram o identifica como artista da beleza, entusiasta da moda e assessor parlamentar, entre outras atividades, baseado em Brasília e São Paulo.

 

Em ambas as ocasiões, os dois já trabalhavam como assessores da deputada na época dos eventos.

 

Após a divulgação das contratações, Erika Hilton foi alvo de críticas de adversários políticos. A deputada disse, em rede social, que existe uma perseguição contra ela, que foi, em 2022, a primeira transgênero eleita para o Congresso, junto com Duda Salabert (PDT-MG).

 

"Eu e meu gabinete continuaremos trabalhando. Comigo, com Ronaldo, com Indy e com tanta gente extremamente qualificada. Gente que você vai fazer uma maquiagem e percebe que a pessoa faria um trabalho melhor do que equipes inteiras", declarou.

 


Leia mais notícias sobre Política:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web