31.07.2018 | 19h:23

PRESO NA BERERÉ


A pedido da defesa, DEM confirma pré-candidatura de Savi à AL

Deputado estadual está detido desde o dia 9 de maio após deflagração da segunda fase da operação

Alair Ribeiro/MídiaNews

Deputado Estadual Mauro Savi, que está preso desde maio em Cuiabá

Uma declaração assinada pela direção do Democratas em Mato Groso confirma que o deputado estadual Mauro Savi é pré-candidato à reeleição no pleito de 2018. Savi está preso desde maio, acusado de fraudes no Detran-MT.

 

A candidatura, no entanto, deve ser homologada após aprovação dos correligionários no sábado (4), quando haverá a convenção do partido, em Cuiabá.

 

A declaração informando a respeito da pré-candidatura foi assinada nesta terça-feira (31) pelo presidente estadual do partido, deputado federal Fábio Garcia.

 

O documento foi redigido a pedido da defesa do deputado, que tenta obter a liberdade do parlamentar junto ao Supremo Tribunal Federal.

 

"Declara que Mauro Luiz Savi [...] é filiado de nosso partido e pré-candidato a concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições gerais de 2018”, diz trecho da declaração.

  

Com a declaração, a defesa espera que deputado estadual deixe a prisão, devido ao princípio do equilíbrio da disputa eleitoral, segundo a qual os candidatos devem ter os mesmo direitos de realizar campanha.

 

"Eu coloquei no documento que a candidatura dele tem que passar pela convenção", esclareceu Garcia. "Portanto não há garantia de candidatura".

 

Mauro Savi está detido no Centro de Custódia da Capital (CCC) desde o dia 9 de maio, após deflagração da segunda fase da Operação Bererê, denominada Bônus.

 

O deputado é apontado como um líderes do esquema de fraude, desvio e lavagem de dinheiro no âmbito do Detran-MT, na ordem de R$ 30 milhões, que operou de 2009 a 2015.

 

Tentativa de liberdade

 

A defesa de Savi já tentou por diversas vezes a liberdade do parlamentar. A última, foi no dia 28 de julho, realizada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que estenda a ele o habeas corpus concedido ao empresário José Kobori,  ex-diretor-presidente da EIG Mercados.

 

O empresário foi solto no dia 27 de julho, por decisão do ministro do STF Dias Tofolli.

 

Veja declaração:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Savi e Paulo pedem extensão de HC concedido a empresário

 

PGR se corrige sobre inquéritos, mas mantém parecer contra Savi

 

 


Leia mais notícias sobre Política:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web