Reprodução
A onça-pintada Macau caminha por uma das trilhas da Pousada Araras, no Pantanal mato-grossense
Uma onça-pintada macho, conhecida como Macau, tem sido observada na área da Pousada Araras, localizada na Transpantaneira, em Mato Grosso. O animal, com cerca de três anos e meio, circula pelas trilhas, áreas comuns e chegou a ser registrada dormindo em corredores do estabelecimento.
De acordo com o fotógrafo e guia de turismo Tony Pantanal, que acompanha o felino, Macau está em fase de exploração de seu território.
“Ele não representa um risco imediato, porque está acostumado à presença humana. Mas, como todo animal silvestre, merece respeito e distância”, destacou. Em um episódio recente, a onça tentou caçar uma capivara próximo à pousada, mas não obteve sucesso.
A administração da pousada informou que adotou medidas de segurança devido à presença constante do animal. Foi instalada uma cerca de isolamento e as orientações a hóspedes e funcionários foram reforçadas.
“Estamos seguindo as recomendações de especialistas em convivência entre homens e animais silvestres. Os turistas recebem instruções claras de como se comportar e todos os deslocamentos são acompanhados por guias”, afirmou um gestor do local.
A direção do empreendimento afirma que os protocolos minimizam os riscos. “A pousada está cercada e os protocolos são rigorosos. A onça circula na região, principalmente perto do lago, onde também há jacarés e capivaras. Mas não houve nenhuma situação de perigo concreto”, completou.
A aparição de onças próximo a pousadas é um evento registrado no Pantanal. A frequência de Macau, no entanto, é considerada incomum. Para o guia Tony Pantanal, a situação serve como exemplo da dinâmica local.
“O Pantanal é o habitat natural da onça-pintada. O fato de um animal jovem se aproximar tanto mostra tanto a riqueza da região quanto a necessidade de reforçar a educação ambiental dos visitantes”, explicou.
Veja vídeos:
Comentários (2)
Foi com essa hospitalidade e boa (convivência) que a de campo grande comeu o senhor do pesqueiro. E depois foi levada pra um spam de monitoramento.
enviada por: Pedro Data: 26/09/2025 09:09:06
Creio que a cerca é muito baixa. Se Macau resolver saltar a cerca ele passará. O fotógrafo está muito próximo da cerca. Cuidado e segurança em primeiro lugar.
enviada por: Thenquini Data: 25/09/2025 17:05:19