21.10.2018 | 08h:18

"MASCARADO"


Cuiabano faz sucesso com canal sobre games no YouTube

Thiago Silva, de 30 anos, o "Zangado", conquistou uma legião de fãs na internet com seus vídeos

Divulgação

Zangado criou canal no YouTube para falar de games em 2009

Você pode não conhecer o engenheiro Thiago Silva, de 30 anos, mas já deve ter ouvido falar do youtuber gamer Zangado. O mascarado, que faz sucesso na internet falando sobre games, é cuiabano de “tchapa e cruz”.

 

Em seu canal, Thiago analisa jogos desde 2009. Em vídeos com duração média de 40 minutos, ele ensina a jogar, conta histórias e fatos curiosos, além de dizer se o game vale ou não a pena ser jogado. 

 

O youtuber já coleciona diversos prêmios, como o "Melhor Youtuber Gamer" dado pelos leitores do UOL Jogos, em 2016, e também pelo CanalTech, no ano seguinte.

 

Neste ano, Zangado ganhou o prêmio da TelaViva, via voto popular, com o conteúdo produzido para o aplicativo da Vivo, o Games4U, que conta com vídeos exclusivos dele abordando lançamentos, curiosidades de sua vida e cobertura da E3.

Eu escolhi a figura do Guy justamente pela ideia que ela representa e pelo legado que ela deixa

 

Thiago têm 8 milhões de seguidores em todas as suas redes sociais. Os views no seu canal somam cerca de 13 milhões por mês, sendo que alguns vídeos foram assistidos mais de um milhão de vezes.

 

Desde o início, o engenheiro usa uma máscara e, até hoje, não foi filmado sem ela. Ele disse que não se importa com a fama e quer manter a sua privacidade.

 

“No começo, eu usava uma máscara de pano, comprada por um colega de faculdade que é meu amigo”, relembrou.

 

Depois disso, ele adotou a máscara do personagem Guy Fawkes, do filme V de Vingança. O youtuber queria se profissionalizar naquilo que fazia e transmitir mais seriedade, assim como no conteúdo do seu canal.

 

“Eu escolhi a figura do Guy justamente pela ideia que ela representa e pelo legado que ela deixa”, explicou.

 

Com quase sete anos de canal, Zangado conseguiu criar uma identidade própria e passou a usar uma nova máscara. Assim, ele se firmava no meio do gameplay com 3,3 milhões de seguidores.

 

O nome “Zangado” surgiu na faculdade de engenharia. Thiago contou que sempre foi muito estressado e, durante o trote, ficou com expressão pouco receptiva com os veteranos.

 

Seus colegas de faculdade, então, passaram a dizer que ele vivia zangado e, assim, o youtuber incorporou o apelido ao fazer os primeiros vídeos.

 

Nasce um gamer

 

Thiago ganhou seu primeiro console, um Atari, quando tinha apenas oito anos, mas levou um tempo até conseguir utilizá-lo. Segundo ele, em meados dos anos 80, as pessoas tinham a ideia de que vídeo games estragavam a TV e, por isso, o aparelho ficou guardado.

 

Em determinado dia, o youtuber resolveu montar o console sozinho. Zangado brinca que, quando sua mãe chegou em casa, ficou uma verdadeira fera e ainda “ameaçou quebrar a sua espinha”.

 

Depois do Atari, ele não parou mais e já adquiriu o Atari 2600, Super Nintendo, Playstation 2, PC, Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii, Xbox One, Playstation 4 e WiiU. Fora os portáteis Nintendo DS e PSP.

 

“Os consoles que tenho mais carinho são o Super Nintendo, por representar a minha infância, e o Playstation 2, já em uma fase quase adulta”, afirmou.

 

Divulgação/Assessoria

Thiago Silva ganhou seu primeiro Atari com 8 anos e se apaixonou por games

 

O canal surgiu depois que o engenheiro juntou três salários de estagiário para comprar um Xbox 360. Naquela época, ele estava muito ansioso para o lançamento do jogo Golden Axe Beast Rider, mas foi decepcionante toda a espera.

 

“Eu comprei, joguei e no fim das contas o jogo era horroroso. Meu dinheiro gasto e a minha decepção se tornaram raiva pura”, afirmou.

 

Thiago queria muito falar mal do jogo para os outros gamers e veio a ideia de usar o YouTube. Porém, o projeto levou alguns meses para se concretizar e seu primeiro vídeo acabou nem sendo sobre esse jogo, mas sobre Borderlands.

 

“Eu não queria filmar meu rosto falando do jogo. Existiam uns 7 ou 8 canais brasileiros que faziam vídeos de gameplay apenas e eu não tinha câmera”, explicou Zangado.

 

Atenção aos fãs

 

Zangado acredita que o seu crescente sucesso se deu, principalmente, por manter um contato direto e único com o seu público.

 

Por gostar de se relacionar com os fãs, Thiago pretende focar mais em participar de eventos para poder conhecê-los e também retomou a prática de trnsmissões ao vivo nas redes sociais para ajudar os gamers em problemas do cotidiano de cada um.

 

“Não vou mentir: dar atenção a eles, ouvi-los, é o mais difícil hoje em dia. Recebo muitas e muitas mensagens, sobre problemas pessoais, buscando uma ajuda. E eu não consigo simplesmente virar as costas, mas também não é possível responder todo mundo”, revelou.

 

Por ter muitos seguidores, o youtuber disse que não consegue responder a todos, mas tenta ao máximo manter a proximidade. Ele ainda relatou que gosta muito das mensagens de agradecimento, pois percebe que está fazendo algo positivo para seu público.

 

“Em todas as redes as pessoas mandam mensagens, é complicado. As mensagens que sempre me comovem são os textos de agradecimento, de pessoas que eu ajudei em algum momento e que eu nem me lembro mais, mas elas lembram de mim”, revelou.

 

O gamer sempre precisou conciliar a carreira na internet com a profissão de engenheiro e disse que, no começo, a situação foi um pouco mais fácil, pois ele ainda era estudante e postava um vídeo por semana.

 

Agora, Thiago revelou que só consegue continuar com o canal porque tem flexibilidade trabalhando com o pai.


Leia mais notícias sobre Cotidiano:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web