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O promotor de Justiça, Ezequiel Borges, responsável pela investigação contra Riachuelo
O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades nos “cartões Riachuelo” oferecidos pela empresa varejista em Cuiabá.
O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, da Promotoria da Defesa da Cidadania e do Consumidor da Capital, através da portaria 029/2017, publicada no último dia 28 de junho.
Conforme o documento, a loja é acusada de parcelar a compra dos clientes sem que eles saibam.
O parcelamento, segundo a portaria, é feito pelos cartões de crédito para incidir mais juros e aumentar o valor da compra.
De acordo com o documento, a loja também tem incluído serviços adicionais, diferentes daqueles contratados nos cartões de crédito dos clientes.
“Autue e retifique-se o registro eletrônico dos autos para cadastrar como investigadas as empresas Lojas Riachuelo e Midway S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento para apurar suposta inclusão de serviços adicionais em contratos de aquisição de “cartões Riachuelo” na rede de Lojas Riachuelo e divisão do valor das compras em número de parcela que implica a incidência de juros, ambos sem o consentimento dos consumidores”, diz trecho do documento.
O promotor também juntou no inquérito cópias de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-NR) que trata de irregularidades semelhantes.
A ação em questão foi deferida pelo juiz Manoel Padre Neto, da 4ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, que determinou que as unidades da rede da cidade se abstenham de inserir ou cobrar juros e valores não pactuados pelos clientes nas compras realizadas com o cartão Riachuelo, além de não negativar o nome dos consumidores em decorrência da cobrança desses valores, quando não contratados, nem quitados sob pena de multa diária de R$ 300.
Outro lado
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Lojas Riachuelo.
Comentários (7)
Atrazei minha fatura quase um mes e quando fui pagar a mesma estava parcelada ou eu pagava parcelado ou o valor total,mas os juros foi alto
enviada por: Davi venancio Data: 11/07/2017 14:02:25
É já vi acontecer, mas na verdade na nota fiscal entregue ao cliente é informado. Aprendi da pior forma possível que ler antes é melhor que reclamar. E também existe uma tela no caixa que fica virada pra o cliente em compra, que mostra a quantidade de parcelas e o valor da parcela já com os juros.
enviada por: João Ricardo pereira Data: 11/07/2017 08:08:55
Estou insatisfeito com os serviços dessa empresa, não consigo visualizar as compras parceladas, não sei nem o que estou pagando 💥💣
enviada por: Érica Data: 10/07/2017 23:11:47
Outra prática abusiva é quando a fatura vence final de semana e você paga no dia útil seguinte, há incidência de juros e correção sob alegação de que as lojas abrem de domingo a domingo. Minha última fatura venceu no final de semana, paguei na rede bancária, estou só aguardando a fatura seguinte com cobranças de juros e multa pra tomar providências.
enviada por: Maria das Dores Moraes da Fonseca Data: 10/07/2017 21:09:02
Nossa... Tô perdida então, fiz um empréstimo no cartão e já tô arrependida.
enviada por: Márcia Domingas Data: 10/07/2017 16:04:14
Sem contar que os juros sao abusivos e de dificil negociaçao
enviada por: ledoina bom despacho Data: 10/07/2017 15:03:08
Isso aconteceu comigo, a loja de oferece uma parcela para daqui 60 a 90 dias, mas não informa qual o valor final a ser pago e a proposta é tentadora e na hora da pressa a pessoa aceita e quando vamos ver acaba que pagamos mais que o dobro do valor real gasto.. E eles não passam detalhes deste parcelamento que é oferecido.
enviada por: BRUNA SILVA Data: 10/07/2017 14:02:38