12.07.2011 | 15h:00

EMPRESAS/NEGÓCIOS


Com NET, Embratel faz uma das maiores aquisições de 2010

Empresa aposta no mercado doméstico e realiza um dos maiores negócios do ano, tanto em valor como em retorno ao acionista

Ganhar musculatura na disputa de um dos mercados com maior taxa de expansão no Brasil foi o que levou a Embratel a adquirir 143,85 milhões de ações da operadora de TV por assinatura Net em outubro, por R$ 3,3 bilhões. A aquisição colocou em destaque a empresa nas categorias dos Maiores Negócios do Ano e Retorno ao Acionista. Também reforçou sua participação na Net como parte da estratégia da internacional do grupo América Movil, do qual a Embratel faz parte, de unificar os ativos de telefonia (fixa e móvel), internet e TV por assinatura em toda a América Latina.

Tanto que a Embratel adquiriu em janeiro mais 21,8% das ações preferenciais da Net, totalizando 97,6% do capital não votante da companhia. A Embratel detém 91% do capital total da Net, mas restrições legais ao capital externo fazem com que o controle permaneça com as Organizações Globo, sócia da América Movil no negócio. O próximo passo da América Movil rumo à consolidação é uma fusão entre a Embratel e a operadora de telefonia celular Claro, também controlada pelo grupo.

A Embratel avalia que a indústria de telecomunicações no Brasil tem avançado num ritmo acelerado. Por isso tem buscado consolidar sua posição no mercado doméstico, segundo a direção da empresa. A companhia tem intenção de realizar novos investimentos com recursos próprios.

O analista Fernando Góes, da corretora Rico (antiga Link Trade) afirma que a área de telecomunicações – ao lado do setor elétrico – é uma das estrelas do mercado em 2011, com crescimento acima da média da economia brasileira.

Para Góes, o setor “tem a vantagem de estar em crescimento contínuo nos últimos anos e não ter muita relação direta com os fluxos de capital do exterior”. Segundo ele, a expansão das comunicações no País deve favorecer a estratégia das empresas da área.

De acordo com a Embratel, o mercado de telecomunicações tende a crescer graças a eventos como os Jogos Olímpicos de 2016. O mercado de satélites também se encontra em expansão, em função da necessidade de ampliação da cobertura de celulares e da evolução da tecnologia de televisão em alta definição (HD) e 3G. A empresa afirma ainda que o crescimento da demanda por televisão via satélite (DTH) entre o público brasileiro e os programas oficiais de inclusão digital podem impulsionar os negócios na área de internet.


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