ENQUETES

Como você vai gastar seu 13º salário?

PUBLICIDADE

Política / DISCURSO
06.12.2017 | 14h40
Tamanho do texto A- A+

Tiririca diz que não vai às eleições porque está com vergonha da política

Deputado faz primeiro discurso na Câmara para dizer que está 'abandonando vida pública'

Câmara dos Deputados

Clique para ampliar

O deputado federal Tiririca (PR-SP)

DO G1

O deputado Tiririca (PR-SP) subiu à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (6) para fazer um discurso no qual disse estar com "vergonha" da política e, por isso, está "abandonando a vida pública".

 

No discurso, o deputado não esclareceu se a afirmação significa que ele renunciará ou deixará de disputar eleições. Procurada, a assessoria de Tiririca informou que ele não pretende mais se candidatar.

 

Este foi o primeiro discurso de Tiririca desde que ele foi eleito, pela primeira vez, em 2010. O deputado está no segundo mandato e afirmou que deixará a vida pública por estar "bem chateado" com a política.

 

"Subo nesta tribuna pela primeira vez e pela última vez, não por morte, [mas] porque estou abandonando a vida pública", disse.

 

O deputado acrescentou, em seguida: "É triste e o que vi nesses sete anos, saio totalmente com vergonha, não vou generalizar, não são todos, tem gente boa como em qualquer profissão."

 

Assiduidade
 

Tiririca ressaltou ainda ser, segundo ele, um dos deputados mais assíduos na Câmara. No discurso, ele afirmou não ter feito "muita coisa", mas atribuiu isso à "mecânica louca" do Congresso Nacional.

 

"Estou saindo triste para caramba, estou muito chateado, muito chateado mesmo com a nossa política, com o nosso parlamento. Eu, como artista popular que sou e político que estou, estou bem chateado. Não com os meus 7 anos aqui na política. Não fiz muita coisa, mas, pelo menos, fiz o que sou pago para fazer, estar aqui e votar de acordo com o povo", declarou.

 

Para Tiririca, o Congresso brasileiro "trabalha muito e produz pouco."

 

Preconceito
 

A um plenário esvaziado, com poucos deputados presentes, Tiririca disse ter sofrido preconceito no período em que esteve na Câmara. Na opinião dele, esse preconceito aconteceu por ele ser "humilde, do povo".

 

"Sofri preconceito. Ontem mesmo, ao chegar, um colega, colega, não... A gente discutiu, pensei até que ele ia me agredir. Depois, fui levantar a ficha dele e o cara é mais sujo do que pau de galinheiro, tem mais de cinco processos por desvio de dinheiro público e aí vem falar o que, por eu ser um cara humilde, um cara do povo?”, questionou.

 

Tiririca afirmou, em seguida, que os parlamentares são bem pagos, têm "mordomia" e deveriam fazer jus à remuneração que recebem. Neste trecho do discurso, ele criticou "muitos" colegas que dão "carteirada".

 

Tiririca afirmou, por fim, andar de cabeça erguida pelos aeroportos, o que, na opinião dele, muitos parlamentares não fazem com receio da população.

"Ando nos aeroportos de cabeça erguida, mas eu acho que muitos dos senhores não têm essa coragem, Andam até disfarçados, de dizer que são parlamentares, porque é uma vergonha, é vergonhoso", disse.

 

Ainda dirigindo-se aos poucos parlamentares presentes, reiterou a decepção dele com a política.

 

"Não vou fazer tudo o que vi e vivi aqui, mas eu seria hipócrita se eu saísse daqui e não falasse realmente que estou decepcionado, decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos", afirmou. "Estou saindo decepcionado, mas de cabeça erguida. Não fiz nada, mas o pouco que fiz, eu fiz muito", concluiu.




Clique aqui e faça seu comentário


4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

carlos  07.12.17 14h26
pois é...o tiririca quis da uma lição de moral no seu discurso de despedida...falando lutou contra corupção e tal e logo após falou q vota no lula..ai não né...belo falso ele...faltou avisar avisar as pessoas q batem palma pro palhaço q quem assume sua vaga é nada menos q josé genuino...aquele q esta preso devido o mensalão....e ai da pra confiar no discurso do palhaço...ou ele quis favorecer o genuino..num belo acordo por tráz?????????????
0
0
Auremácio Carvalho  07.12.17 08h12
O BRASIL TAMBÉM ESTÁ ENVERGONHADO DE SEUS POLÍTICOS, QUE TRANSFORMARAM SEUS MANDATOS EM BALCÃO DE NEGÓCIOS.PARABÉNS, TIRIRICA, VOCÊ MERECE NOSSO RESPEITO................
4
1
Rodrigo  06.12.17 20h30
Incrivelmente surpreendente todas as ações desse nobre Sr. que mal sabia ler, porém deu uma lição de moral nesses traidores da pátria, pela qual fizeram juramento e trairam sem o menor pudor....
3
1
Carlos Nunes  06.12.17 18h50
Ih! Vamos perder o nosso maior representante, Tiririca, que representa o palhaço nacional. Todo dia alguém nos faz de palhaço. Na Reforma da Previdência contribuir durante 35 anos já é difícil pra burro...agora querem passar pra 40 anos de contribuição como se isso fosse moleza. Vão trabalhar mais cinco anos, pra ganhar a mesma coisa, ou menos. Tão nos fazendo de palhaço, ou não? Por pouco a contribuição não seria de 49 anos pra homens e mulheres.
25
1

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados