ENQUETES

Qual característica é mais importante em um candidato ao Governo?

PUBLICIDADE

Política / CORRUPÇÃO ENDÊMICA
15.04.2018 | 06h30
Tamanho do texto A- A+

Metade do país é contra prisão de Lula, diz pesquisa

Primeiro levantamento após prisão do petista mostra país dividido sobre a medida, mas apoio à Lava Jato segue alto

do TERRA NOTICIAS

Na noite do último sábado (7), quando o ex-presidente Lula chegou de helicóptero a Curitiba, encontrou o bairro onde começará a cumprir sua pena dividido em dois pela Polícia Militar paranaense. De um lado, manifestantes de verde e amarelo favoráveis ao mandado de prisão do juiz Sérgio Moro; do outro, militantes de esquerda e simpatizantes, contrários à ida de Lula para a cadeia. Agora, a primeira pesquisa de opinião após a prisão do petista mostra que o país inteiro está dividido: 46% dos brasileiros são contra a decisão de prender Lula, e 50% são favoráveis. A diferença está dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o IPSOS.

 

Para 57% dos entrevistados pelo IPSOS, Lula é culpado das acusações pelas quais está preso (32% acham que é inocente). Mais ainda: 69% consideram que o petista está envolvido de alguma forma nos esquemas de corrupção investigados pela Lava Jato.

 

Os pesquisadores foram às ruas entre os dias 7 e 10 de abril, e ouviu 1.200 pessoas nas cinco regiões brasileiras. E, durante este período, foi difícil achar alguém que não soubesse o que estava acontecendo: 99% dos entrevistados ouviram falar sobre a prisão de Lula.

 

No último sábado, Lula atuou como o mestre de cerimônias de sua própria prisão: o grupo mais próximo do petista negociou a rendição do ex-sindicalista à Polícia Federal, e ele só se despediu depois de um ato político ocorrido durante uma missa em memória de sua mulher, Marisa Letícia, morta em 2017.

 

 

O diretor do Ipsos Danilo Cersosimo é um dos responsáveis pelo levantamento. Ele lembra que "a pesquisa foi feita no calor do momento", com as entrevistas começando no sábado e terminando na segunda-feira (9). Para Cersosimo, fica claro que "no momento da prisão, Lula não perdeu o apoio que tinha. O percentual de pessoas que considera a prisão injusta é muito similar à aprovação do Lula medida pelo Barômetro Político, publicado pelo O Estado de S. Paulo", diz ele.

 

 

"Isso mostra que ele manteve um capital eleitoral e político bastante forte. A questão que fica é: qual será o grau de deterioração desse capital com ele na prisão? Vai se manter forte a ponto dele conseguir transferir votos para um eventual sucessor?", questiona Cersosimo.

 

Outros dados na pesquisa do Ipsos mostram o quanto a população está dividida sobre este tema: para 50%, a prisão de Lula foi justa, mas para 44% o petista foi alvo de injustiça.

 

Outras respostas da pesquisa sugerem que ainda não existe uma opinião majoritária sobre o caso. Os percentuais dos que concordam ou discordam da frase "A Lava Jato até agora nada provou contra o ex-presidente Lula" são iguais: 47% dos entrevistados para cada lado, com 6% que não souberam dizer ou não responderam.

 

Na frase "A Lava Jato está mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos", 44% acham que sim, e 51% que não.

 

Outro resultado significativo é o de que a maioria das pessoas acredita que "os poderosos" do país "querem tirar Lula das eleições" presidenciais. 73% das pessoas ouvidas pelo IPSOS pensam desta forma, e 23% discordam. Pelas respostas anteriores, é possível inferir inclusive que pessoas que concordam com a prisão do petista pensam desta forma.

 

A pesquisa IPSOS não traz dados de preferência eleitoral, porém.

 

 

Apoio à Lava Jato, repúdio generalizado aos políticos

 

Apesar da divisão a respeito do caso do ex-presidente Lula, a maioria dos brasileiros continua apoiando as investigações da Lava Jato, iniciadas em março de 2014. Para 93%, as investigações precisam prosseguir, "custe o que custar".

 

Outros 92% concordam com a sentença segundo a qual "A Lava Jato deve continuar as investigações até o fim, pois muita gente ainda precisa ser investigada". Só 6% discordam desta última afirmação.

 

Outros 73% acham que a Lava Jato vai fortalecer a democracia brasileira, e só 10% creem que as investigações vão enfraquecer o regime democrático.

"A grande tradução desses números é a necessidade que o povo vê de mais respostas (em termos de avanço das investigações sobre outros políticos", diz Cersosimo. "Existe uma necessidade (para a opinião pública) de resposta muito mais forte do que tem sido dada até agora", diz o diretor do IpsosO cidadão se sente impotente nesse sentido (de resolver os problemas do país). A prisão do lula não resolve esse anseio por justiça", diz Cersosimo.

 

Da mesma forma, 66% dos ouvidos pelo IPSOS concordam com a afirmação de que "Agora que Lula foi condenado à prisão, os políticos vão tentar acabar com a Operação Lava Jato". E 56% creem que a operação está mostrando que "todos os políticos são corruptos". 39% das pessoas ouvidas discordam desta afirmação.

Mais ainda: para 91% dos ouvidos, a operação Lava Jato deveria investigar "todos os políticos", enquanto apenas 7% discordam desta afirmação.

 

Popularidade de Temer: no chão

A pesquisa do Instituto Ipsos também perguntou aos entrevistados o que eles acham a respeito da administração do presidente Michel Temer (MDB). A resposta "ótimo" teve 0% de respostas, e apenas 2% consideram o governo Temer "bom".

 

Por outro lado, a maioria dos entrevistados considerou o governo "péssimo" (61%) e "ruim" (22%). Os que avaliam o governo de forma "Regular, mais para positiva" são 5%, e os que veem a administração de forma "Regular, mais para negativa" são 9%.

 

 

Fonte       https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/metade-do-pais-e-contra-prisao-de-lula-mas-69-acham-que-ele-esta-envolvido-com-corrupcao-diz-pesquisa,21aff0e59f5ad7b47d30bbe758f1c9a7wdjlki6b.html




Clique aqui e faça seu comentário


7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eduardo Menestrel  15.04.18 12h51
Não tem sentido a pesquisa tendo em vista que há um processo julgado em duas instâncias. Se pensarmos em contrário teríamos que soltar mais bandidos. Essa tese de que uma parcela do povo não quer o Lula na cadeia é ideologia cega ou falta de senso comum.
6
0
josue  15.04.18 12h29
Estão querendo enganar quem?
5
0
carlos  15.04.18 12h24
Por acaso, essa pesquisa foi feita com aqueles integrantes do mst que estavam acampados lá em Curitiba? Ora, o povo brasileiro já não é mais o mesmo, não acredita mais na mídia tendenciosa...
6
0
Rosildo   15.04.18 09h39
LULA PRESIDENTE!
2
11
claudomir sebastião da silva  15.04.18 09h18
Vendo essa pesquisa última, cheguei a conclusão que a maioria da população brasileira não está politizada, ou são parte daqueles que querem o estado lhes apadrinhe,oferendo migalhas e assim estarão sempre endeusando os populistas salvadores da pátria.Chegamos a um estágio que não podemos mais suportar esse discursos ultrapassado de pai e mãe dos pobres,pois os mesmos só servem de trampolim para os aproveitadores subirem e dominarem em todas esferas de poder,portanto cabe a nós não cairmos nessa armadilha nojenta e asquerosas dos sem caráter e salafrários sem escrúpulos que já estão candidatos à eleição para pleitos vindouros.
6
0
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados