ENQUETES

Você vai assistir ao horário eleitoral gratuito na TV?

PUBLICIDADE

Política / "EIVADA DE VÍCIOS"
08.08.2018 | 15h00
Tamanho do texto A- A+

Janaina quer arquivar a CPI do MPE para instalar a dos Grampos

Deputada diz que comissão, que se arrasta desde 2015, não faz reuniões e não tem sequer presidente

Alair Ribeiro/MidiaNews

Clique para ampliar

A deputada estadual Janaina Riva: ação na Justiça

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que vai buscar a Justiça para arquivar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cartas de Crédito do Ministério Público. A comissão existe no Legislativo desde 2015 e ainda não há previsão de término.

 

“Já excedeu todos os prazos. Já extrapolou. Eles não estão nem trabalhando nela. Não tem reunião. Não tem presidente. Hoje, ninguém sabe se o presidente é o Leonardo [Albuquerque] e se for, por que seria ele, sendo que estava o Oscar [Bezerra] e eu. O Oscar abriu mão e só tinha eu para assumir a presidência. É uma confusão. Ela está eivada de vícios”, disse.

 

O principal objetivo em pedir o fim da comissão é instalar outra CPI, de proposta da própria deputada. Ela planeja a criação de uma comissão para investigar a chamada “Grampolândia Pantaneira”, sendo o principal alvo o governador Pedro Taques (PSDB).

 

Não tem mais razão de essa CPI existir. Vou entrar na Justiça pedindo o arquivamento dela para não ter discussão

Ocorre que ela tem 10 assinaturas para instalação da CPI. Como já há três comissões em andamento na Assembleia, ela precisaria de 16 assinaturas para criar uma quarta. Caso ela consiga encerrar a CPI do MPE, precisaria de somente nove assinaturas.

 

“Não tem mais razão de essa CPI existir. Vou entrar na Justiça pedindo o arquivamento dela para não ter discussão. E mesmo assim essa discussão de que precisa de 16 assinaturas para abrir uma quarta CPI é dúbia, porque o regimento também prevê a questão das minorias. Então, vai ser uma discussão grande. Eu vou pedir o arquivamento para diminuir as discussões”, afirmou.

 

Por outro lado, o deputado Oscar Bezerra (PV), que oficialmente ainda preside a comissão, disse que o relatório final está sendo produzido para, então, ser votado em plenário.

 

“Precisa primeiro o plenário deliberar o relatório que vai ser aprovado para, aí sim, finalizarmos essa CPI do MPE. Creio que já esteja pronto o relatório, só falta apreciar no plenário”, disse.

 

“O regimento interno é muito claro que se existirem três CPIs instaladas, só pode abrir a quarta se tiver 16 assinaturas. Portanto, nenhuma nova CPI tem legitimidade para passar sem 16 assinaturas. A CPI do MPE não foi encerrada e nem deliberada no plenário o relatório final”, criticou o deputado.

 

Leia também:

 

Oposição e situação brigam; Janaina acusa WS de “malandragem”




Clique aqui e faça seu comentário


1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Aroldo Nunes  08.08.18 16h57
Aroldo Nunes, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web