ENQUETES

Na sua opinião, Pedro Taques deve disputar a reeleição?

PUBLICIDADE

Política / LULA, CIDADÃO DE MT
19.04.2017 | 13h04
Tamanho do texto A- A+

Deputado diz que título a ex-presidente é “merecido” e “tardio”

Barranco citou benfeitorias ao Estado e diz que citações em delações não inviabilizam homenagem

Marcus Mesquita/MidiaNews

Clique para ampliar

O deputado Valdir Barranco: MT demorou para fazer essa homenagem

CAMILA RIBEIRO E DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) classificou como “merecida” e “tardia” a homenagem proposta por ele ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá receber o título de Cidadão Mato-grossense.

 

O projeto, alvo de críticas, foi aprovado pelos deputados estaduais no último dia 12, em primeira votação.

 

“Vejo que o título é merecido e tardio. O presidente Lula tem uma história de dedicação ao Estado de Mato Grosso desde o início dos anos 80, quando ele já andava aqui em prol do fortalecimento do movimento sindical”, defendeu Barranco.

 

“Há muitas ações no Estado, isso ninguém pode negar: na BR-158, que nenhum presidente investia, fez 310 km de asfalto; o programa Luz Para Todos foi uma realidade; o agronegócio cresceu e muito com o Plano Safra e se tornou essa potência que é hoje; a agricultura familiar também ganhou com o presidente Lula; teve o Minha Casa Minha Vida, com 100 mil casas construídas aqui no Estado. Enfim, por tudo que ele fez, Mato Grosso demorou a dar esse reconhecimento”, afirmou o deputado.

 

Vejo que o título é merecido e tardio. O presidente Lula tem uma história de dedicação ao Estado de Mato Grosso desde o início dos anos 80

De acordo com o parlamentar, o fato de o ex-presidente ser citado como um dos supostos beneficiários de esquemas de propina pagos pela empreiteira Odebrecht ou ainda de ser réu por lavagem de dinheiro e corrupção em cinco ações penais não inviabilizam a homenagem.

 

“Acusação, qualquer um pode sofrer. Quem está preso e quer se livrar tem delatado o que for preciso para se livrar da prisão. O ex-presidente não é condenado. Acabou de sair uma decisão da Justiça de São Paulo que arquivou o processo do caso [apartamento] triplex [que teria sido reformado por uma construtora]. Por enquanto, o presidente Lula continua na sua condição democrática de ficha limpa”, disse o petista.

 

Barranco também rebateu críticas de colegas como o deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (SD), que propôs a anulação da votação que aprovou título de cidadão mato-grossense a Lula.

 

“Acho que a crítica [do Daltinho] é descabida, é um desrespeito, inclusive, com os parlamentares que votaram. Não votei sozinho. O projeto passou pela CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], pela Comissão de Redação, veio pro plenário e foi aprovado por unanimidade”, afirmou Barranco.

 

O parlamentar disse acreditar que o projeto será aprovado em segunda votação e afirmou, inclusive, que já está em contato com assessoria do ex-presidente para que ele venha até Mato Grosso receber o título.

 

“Estamos tratando com o presidente uma agenda dele aqui em Mato Grosso. A agenda dele é complexa, muito lotada, temos tratado disso com ele, com a assessoria dele. No momento oportuno, sem pressa, estaremos trazendo ele aqui”, disse.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

“Só posso intervir por algo gritante, como homenagear traficante”

 

 

 




Clique aqui e faça seu comentário


16 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

carlos   21.04.17 07h07
ABSURDO tal proposição.
4
0
Campos  20.04.17 11h39
"A Política é a Arte da Enganação", ganha quem for melhor nessa arte... Além do mais, qualquer coisa que um político faz em prol do povo, não fez mais do que sua obrigação, não é nada mais nada menos do que promessa de campanha, pelo qual ganham muuuuiiito BEM pelo pouco que fazem...
63
8
joao ires   20.04.17 11h19
vergonhoso pra MT. mas ele fala uma verdade , não aprovou sozinho. eleitores lembrem dos deputados que estão ai na próxima eleição e por favor renovem os nomes.
74
10
João  20.04.17 11h01
Ta certo o Deputado e o Titulo é merecido. Alem do que o Deputado falou, tem os Onibus escolares que mudou o transporte escolar no estado. Um problema que era um desespero para os prefeitos.
13
63
Luciano  20.04.17 10h29
SAUDADE DO TABORELI
52
16

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados