ENQUETES

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para governador do Estado?

PUBLICIDADE

Opinião / ONOFRE RIBEIRO
04.04.2017 | 07h00
Tamanho do texto A- A+

Transparência em obras

Mesmo que um dia tudo se esclareça, o desgaste de confiança não diminuirá

Na semana que passou o Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou no seu portal de internet o aplicativo “Geo-obras cidadão”. Consiste num mecanismo de observação de todas as obras licitadas, em andamento, paralisadas ou concluídas no âmbito dos municípios e do governo estadual.

 

É um aplicativo de fácil navegação e fornece informações em grande quantidade. Mesmo o leigo navega fácil e acessa informações relevantes. Está bem visível na página inicial do site do TCE. Ou na pesquisa no Google. Em tempos de corrupção como os atuais, quando a percepção social está muito aguçada qualquer sistema que permita acompanhar setores públicos é bem vindo.

 

Na verdade, o setor de obras públicas vem sendo questionado fortemente no inconsciente coletivo com muita ansiedade. Em qualquer parte do país. Em qualquer setor da atividade pública. Basta recordar as obras da copa em Cuiabá. Estiveram desde o começo sob forte pressão da desconfiança popular. Mesmo que um dia tudo se esclareça, o desgaste de confiança não diminuirá.

A oportunidade desse aplicativo é responder à ansiedade nacional por transparência na aplicação do dinheiro público

 

A menos que aplicativos como o Geo-Obras venham contribuir pra que uma obras possa ser completamente acompanhadas. O aplicativo monta o completo histórico da obra pública municipal ou estadual ou com recursos federais conjuntos. No âmbito federal as não-conformidades generalizadas despertaram na consciência popular brasileira a sensação de que tudo que o poder público tocou nos últimos anos tem o dedo sujo.

 

A Operação Lava Jato contribuiu muito pra isso. O aplicativo começa mostrando desde a licitação, a documentação disponível no aplicativo, o contrato da obra, o andamento até a conclusão com todas as alterações que eventualmente ocorrerem. A não-conformidade constatada no Tribunal de Contas pode gerar o cancelamento do contrato, a punição do gestor, etc.

 

A oportunidade desse aplicativo é responder à ansiedade nacional por transparência na aplicação do dinheiro público. A rigor pode se dizer quer nunca existiu uma onda semelhante na opinião pública pela boa aplicação dinheiro público. No aplicativo do TCE-MT existe a possibilidade do cidadão denunciar anonimamente ou se identificando.

 

Concluo este artigo reconhecendo a importância e a oportunidade do aplicativo “Geo-obras cidadão” dentro do ambiente brasileiro de busca pela ética na boa gestão dos recursos públicos.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br www.onofreribeiro.com.br




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre Opinião:
Fevereiro de 2018
18.02.18 07h10 » O prazer do vinho e os cuidados com a saúde bucal
18.02.18 07h05 » A caça ao jovem negro
18.02.18 07h00 » Auxílio-moradia para juízes
18.02.18 07h00 » Luciano Huck e a nova política
18.02.18 07h00 » Falência da segurança pública
17.02.18 22h00 » O gigante acordou, sambou e dormiu?
17.02.18 17h00 » Votos brancos e nulos anulam as eleições?
17.02.18 10h45 » Desligue-se
17.02.18 08h07 » A unidualidade humana
16.02.18 23h00 » Ao vice-governador

1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados