ENQUETES

A que você atribui a renovação da Assembleia e da Câmara neste ano em MT?

PUBLICIDADE

Opinião / MICHELLE BARROS
08.10.2018 | 09h20
Tamanho do texto A- A+

O que é feminismo

Aconselho que você, mulher, pense muito bem antes de dizer que não precisa dos seus direitos

Quando uma mulher afirma que não precisa do feminismo é como se ela estivesse jogando fora todos os seus direitos. O direito ao voto, o direito à fala, o direito ao trabalho, o direito ao salário, o direito à maternidade, o direito a usar as suas roupas, o direito ao estudo, o direito de ser livre, o direito de ser respeitada como ser humano.

 

Feminismo não é sinônimo de machismo. Feminismo não é colocar a mulher num patamar elevado ao do homem, isso seria femismo, é bem diferente. Feminismo é igualdade de direitos entre mulheres e homens. Se você for procurar por feminismo no dicionário, encontrará a seguinte definição: “ 1. doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade”. Aconselho que você, mulher, pense muito bem antes de dizer que não precisa dos seus direitos, pois se hoje podemos usá-los é porque muitas de nós lutaram por eles um dia.

 

As feministas me representam e representam todas as mulheres que nos dias atuais podem ser e fazer o que quiserem

Respeite aquelas que em 1932 conseguiram para nós o direito ao voto no Brasil, ou vai me dizer que você não gosta de ter a sua opinião ouvida? Se atualmente o direito é “nosso e ninguém tira” é porque muitas feministas “deram a cara a tapa” por vocês e a história delas não merece ser menosprezada com frases do tipo “eu não preciso do feminismo”. Isso não é verdade! Você precisa e vai precisar sempre se quiser continuar sendo livre e respeitada.

 

O movimento feminista surge para que haja o fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, igualdade de participação das mulheres no cenário político do país, questões de saúde, libertação dos padrões de beleza impostos pela sociedade, combate aos diversos tipos de assédio tal como o moral e o sexual, fim da violência contra a mulher, direitos relacionados à maternidade e amamentação, entre tantos outros.

 

O feminismo é do bem e para o bem das mulheres. É você poder sair de um relacionamento abusivo sem ser violentada, é você poder ter um curso superior, é você poder votar e ser votada. O direito que hoje é seu não veio por acaso e de uma hora para outra, ele é fruto de mulheres guerreiras que foram às ruas e batalharam para que você os tivesse, não aceitando serem tratadas como seres inferiores aos homens.

 

As feministas me representam e representam todas as mulheres que nos dias atuais podem ser e fazer o que quiserem. Todas nós deveríamos ser feministas e quando você perceber que essa afirmação é verdadeira, vai entender que nesse exato momento você nada mais é do que fruto das lutas feministas por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Guerreira, vá e lute pelos seus direitos! Eu já faço a minha parte, e você, vai deixar que o machismo te vença?

 

MICHELLE LEITE DE BARROS é advogada em Cuiabá.




Clique aqui e faça seu comentário


7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Renata falcão  09.10.18 11h10
Muito bom o artigo, Michelle. Infelizmente , algumas pessoas mal esclarecidas tendem a achar que o feminismo é um movimento sujo, que deseja a inversão de valores, mas só queremos a equidade prevista na lei. Até a próprias mulheres depreciam essa linda militância, que inclusive garantiu o sufrágio universal para nós e nossos direitos individuais como ser humano digno. É uma pena que alguns sejam levados por fake news das redes sociais quando afirmam que nós queremos acabar com a família tradicional, abortar e ganhar mais que o sexo oposto. Talvez, se estudassem mais sobre o tema, seriam melhores argumentadores. Parabéns pela luta!
3
1
Marques  08.10.18 17h37
É bom refletir mesmo, pois se o comunismo for implantado no Brasil, esses direitos já eram!
10
7
Rayssa Mendes  08.10.18 14h40
Se for aquelas feministas que tiram a roupa em manifestações, que defendem o aborto, que gritam que nem malucas e fazem escândalos quando pessoas discordam de algumas de suas ideias, me perdoe mas não me representa. Acredito sim, que temos direitos iguais aos homens, que somos todos iguais tanto em direitos e deveres. Porém, no meu ver, as atuais feministas apenas estão querendo "chamar a atenção".
19
4
Nascimento  08.10.18 12h35
Até onde sinceramente não encontrei uma mulher com mesma função e tempo de serviço numa empresa ganhar menos.E nem vi também politicas publicas neste sentido quando Dilma foi eleita sendo mulher. Já pedi ao Ministerio do Trabalho informações neste sentido sobre desigualdade e eles também não tem. Gostaria que detalhasse mais este assunto com dados científicos isentos mostrando esta situação, visto que nem o Ministério do Trabalho tem, se não passa de uma "falácia".
15
3
Marina  08.10.18 11h59
Muito bom, simples e claro, que muitas pessoas possam ler e entender que feminismo não é o contrário de machismo.
10
5

Leia mais notícias sobre Opinião:
Outubro de 2018
22.10.18 08h45 » Pontos fora da curva
22.10.18 08h30 » Quem és?
22.10.18 08h28 » Mudanças proativas
22.10.18 08h15 » Sem crise: É preciso inovar e ensinar
22.10.18 08h00 » Semana de expectativas
22.10.18 07h05 » A humildade venceu a arrogância
22.10.18 06h57 » Princípio da vivência
21.10.18 08h14 » A lorota árabe
21.10.18 08h06 » Re-construção
21.10.18 07h40 » O Messias que o povo esperava

1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web