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Qual sua expectativa sobre a seleção brasileira nesta Copa?

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Opinião / MARCELO AUDE
11.03.2018 | 08h07
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O comercial colocou o pedido no sistema. E agora?

Imagine os colaboradores sabendo o que devem fazer e tendo suas atividades claramente descritas

João Carlos, responsável pelo Departamento Financeiro vai analisar o crédito:

 

João Carlos: Espera aí!!! Vamos vender pra esse cliente? Ele está com restrição. Porque o comercial não pediu essa análise antes? Ele não vai pagar e vai aumentar a índice de inadimplência. O pessoal do contas a receber vai ter trabalho, o processo de cobrança vai ser demorado e não vamos receber. Quer saber? Vamos aprovar. Precisamos vender. 

 

Decidido, João Carlos vai até o estoque e procura Pedro:

 

João Carlos: Pedro. Agora é com você. 

 

Pedro: Mas esse estoque tá negativo, não tem esse produto aqui.

 

João Carlos: Mas e o inventário? Não foi feito? Não viram que esse produto estava em falta?

 

Pedro: Acho que ninguém fez, o rapaz que faz ficou doente e só ele sabe fazer. Precisa fazer um pedido de compra.

Qual o nível de importância que você dá aos processos da sua empresa?

João Carlos procura o setor de compras e pede agilidade a Luísa:

 

João Carlos: Luisa. E aí? Precisamos comprar agora. Urgente.

 

Luisa: Não consigo nem preço e nem prazo de entrega. Os custos vão aumentar.

 

João Carlos: Mas temos que atender o cliente. Fala para o pessoal da logística retirar no fornecedor e entregar no cliente. Vamos perder nossa margem só dessa vez.

 

Luisa: Mas na semana passada você disse isso também.

 

João Carlos: Não tem problema, juro que é só dessa vez. 

 

O caso acima exemplifica, de maneira resumida, o caminho que um "simples" pedido de venda percorre dentro de uma empresa. E que caminho! Três ou quatro setores envolvidos. Dois ou três processos em cada setor. Inúmeras atividades executadas.

 

Agora pare um pouco e reflita: “Essa é a melhor maneira de uma empresa funcionar”? “Será que o cliente ficará satisfeito”? “Será que os colaboradores ficarão satisfeitos”? “Será que os acionistas ficarão satisfeitos”?

 

Imagine toda essa narrativa com processos padronizados e integrados. Imagine todos os setores se comunicando corretamente. Imagine os colaboradores sabendo o que devem fazer e tendo suas atividades claramente descritas.

 

Caso essa empresa tivesse atentado para a necessidade e a importância de que os processos devem estar bem claros e definidos, com certeza a satisfação de seus clientes não estaria tão baixa e a perda de clientes não estaria tão grande.

 

E você? Qual o nível de importância que você dá aos processos da sua empresa? Pense nisso. 

 

MARCELO AUDE é administrador de empresas, consultor de gestão empresarial e pós graduado em gestão por resultados. Email: audeconsultoria@gmail.com




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