ENQUETES

Você já decidiu em quais candidatos irá votar nestas eleições?

PUBLICIDADE

Opinião / ONOFRE RIBEIRO
27.06.2018 | 10h12
Tamanho do texto A- A+

Governabilidade e mediocridade

Ousaria dizer que o cenário mais próximo de nós a partir de 1º de janeiro de 2019 será o de caos

No último fim de semana ministrei o módulo de “O Brasil e a Política Externa” no curso de pós-graduação “Geopolítica, Inteligência e Política Externa” da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Adesg. Tomo a liberdade de colocar aqui algumas das conclusões a que chegamos depois de excelentes discussões e debates  muito qualificados entre o professor e os alunos.

           

Começamos no cenário de mundo e encerramos no Brasil de agora e do futuro próximo. Estados Unidos, Rússia e China são os três grandes protagonistas políticos e econômicos do mundo moderno. Com seus arsenais militares, possuem problemas internos complexos dentro dos respectivos territórios.

 

De nada lhes adiantará os seus arsenais militares diante dos cenários ambientais, econômicos e do aumento populacional do mundo. Problemas políticos, ambientais, escassez de alimentos, de oxigênio e de recursos naturais serão seus maiores pontos frágeis.

O Congresso Nacional tem a força constitucional de sufocar o próximo presidente e puxá-lo pra ambiente de mediocridade da política partidária

 

Aqui entra o Brasil. O país não tem arsenais militares do mesmo porte e certamente não terá nunca. Mas tem um potencial fantástico que lhe dá a posse do maior ativo bélico, financeiro e econômico dos próximos anos: água, produção de alimentos, oxigênio, clima, recursos naturais florestais e minerais.  No futuro as armas se curvarão à sobrevivência.

 

Vamos ao Brasil. Como o país lidará com esse potencial, desgovernado como está. Pior. Como se mostrará pros próximos anos. Tomemos a eleição-tampão do Tocantins. No segundo turno 51,1% dos eleitores não compareceram ou anularam os votos e votaram em branco. Os eleitores brasileiros indicam isso pra eleição de 7 de outubro deste ano.

           

Quem se eleger se elegerá com margem pouco superior a 30% dos votos brasileiros. Não terá governabilidade pra lidar com a indignação popular que espera um ambiente de reformas estruturais graves e profundas já conhecidas. O pior é que o Congresso Nacional deverá se renovar em menos de 30%.

 

Teremos uma péssima equação: um presidente eleito sem representatividade da maioria dos votos, uma população querendo reformas e governabilidade, e o terceiro pior elemento: um Congresso Nacional não renovado, retrógrado, corrupto e incapaz de dar respostas aos dois pontos anteriores.

           

O Congresso Nacional tem a força constitucional de sufocar o próximo presidente e puxá-lo pra ambiente de mediocridade da política partidária e das práticas que estão aí escancaradas aos olhos de todos nós.

           

Numa leitura pessimista, ousaria dizer que o cenário mais próximo de nós a partir de 1º. de janeiro de 2019 será o de caos. Independente do presidente que seja eleito. O problema desce em cascata pra os estados também! Esperar pra ver.

 

ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br    www.onofreribeiro.com.br

           




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre Opinião:
Setembro de 2018
21.09.18 07h55 » A doença do século
21.09.18 07h45 » Talento e integridade
21.09.18 07h40 » O dilema da sucessão familiar
21.09.18 07h38 » Educação: carta de um apaixonado
21.09.18 07h35 » Agro sem foco
21.09.18 07h30 » Nem direita, nem esquerda volver
21.09.18 07h25 » O Estado e a religião
20.09.18 08h39 » O desmonte do ensino médio
20.09.18 08h31 » Tanto passado errado
20.09.18 08h20 » Os livros

1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web