ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Negócios / FALSIFICAÇÃO NA BERLINDA
16.07.2017 | 22h30
Tamanho do texto A- A+

Lâmpadas de LED agora só com certificação

Medida que passa a valer a partir de amanhã vai ajudar os consumidores a não comprarem produtos de qualidade duvidosa

DE O DIA

Os consumidores devem ficar atentos: a partir de amanhã o varejo não vai poder mais vender lâmpadas de LED sem certificação. Tal medida foi criada para reduzir os impactos no consumo de energia e aumentar a eficiência dos produtos de iluminação, retirando do mercado os de qualidade duvidosa.

 

“Para saber o que está comprando, o consumidor precisa identificar na embalagem os dados que passam a ser obrigatórios com a certificação”, explica Alexandre Cricci, vice-presidente da Lâmpadas Golden.

Todos os produtos certificados devem trazer nas embalagens o selo de identificação do Inmetro com o número de registro. Com a medida, o fabricante ou importador é obrigado também a informar a potência (W), a eficiência luminosa (lm) temperatura de cor (K) e eficiência luminosa (lm/W).

 

Outra informação exigida é a demonstração do comparativo de equivalência da potência do LED em relação à incandescente e à fluorescente.

 

A embalagem deve trazer ainda a identificação do fabricante ou importador e o número do registro, dados estes que podem ser consultados no site do Inmetro. Com isto, as marcas que não apresentam estas informações nem serviço de atendimento ao cliente estão com a credibilidade do produto posta em xeque.

 

“Sem estes dados, que padronizam os requisitos mínimos de eficiência do LED, quem o consumidor irá procurar caso seu produto apresente defeito?”, pondera Cricci, que considera as medidas essenciais para garantir ao consumidor um produto de qualidade e confiabilidade.

 

Vale lembrar que o comerciante que não atender a legislação estará sujeito ao pagamento de multa. Para se ter ideia, desde 2013 a importação do LED aumentou 1.000%. No ano passado elas já correspondiam a 130 milhões de unidades/ano.

 

 

Fonte      http://odia.ig.com.br/imoveis/2017-07-16/lampadas-de-led-agora-so-com-certificacao.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados