ENQUETES

O que você achou da eliminação da seleção brasileira da Copa da Rússia?

PUBLICIDADE

Negócios / AVIAÇÃO COMERCIAL
10.07.2018 | 22h30
Tamanho do texto A- A+

JetBlue decide trocar frota da Embraer por modelos A220 da Airbus

Empresa anunciou a compra de 60 jatos; modelos da Embraer devem deixar de operar a partir de 2020.

(Foto: REUTERS/Fred Prouser)

Clique para ampliar

do G 1

A Airbus obteve uma importante vitória nesta terça-feira (10), depois que a companhia aérea norte-americana JetBlue anunciou a compra de 60 jatos de corredor único A220-300, o primeiro grande pedido recebido para o modelo que anteriormente era chamado de CSeries e que vai marcar a substituição de aviões da Embraer operados pela empresa.

 

Mais cedo nesta terça-feira, a Airbus anunciou que renomeou para A220 o modelo CSeries, da canadense Bombardier, que tem capacidade para 110 a 130 assentos.

A Airbus assumiu o controle majoritário do deficitário programa de aeronaves da Bombardier. O negócio foi fechado em 1º de julho do ano passado.

 

"Nós sentimos que o 220 é perfeito para nossa rede, estratégia e experiência de cliente, e mais importante, para nossos controladores", disse Steve Priest, vice-presidente financeiro da JetBlue, em entrevista por telefone. "É realmente a aeronave ideal para levar a continuidade de nosso programa de custos estruturados até a próxima década."

 

O A220 substituirá a frota atual da JetBlue de 60 aviões E190, da Embraer, com os jatos deixando de operar a partir de 2020.

O triunfo do A220 sobre a Embraer prepara o terreno para uma competição acirrada entre a Airbus e a Boeing no mercado de aeronaves de corredor único. A Boeing anunciou na semana passada um acordo preliminar com a Embraer para controlar as operações de aviões comerciais da fabricante brasileira, sob uma nova joint venture de US$ 4,75 bilhões.

 

"É uma decisão muito inteligente da parte da JetBlue porque o A220 é um avião extremamente flexível", disse Henry Harteveldt, analista de frota do Atmosphere Research Group, acrescentando que se trata de um "avião completamente novo" com eficiência de combustível que permitiria à JetBlue transportar "mais 20 a 30 passageiros de graça".

 
A JetBlue não comentou detalhes financeiros da encomenda feita à Airbus. A empresa afirmou que os aviões serão montados na fábrica da Airbus, em Alabama, Estados Unidos.
 
 
 



Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web