ENQUETES

Nessas eleições, você pretende:

PUBLICIDADE

Negócios / LEILÕES & PRIVATIZAÇÕES
10.05.2018 | 05h30
Tamanho do texto A- A+

BNDES reafirma que governo busca solução de mercado para Viracopos

Oliveira esclareceu que, enquanto não se inicia o processo de recuperação judicial, a concessionária pode ingressar com o pedido de relicitação.

do JB

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, reafirmou que o governo busca uma solução de mercado para a concessão do aeroporto de Viracopos (SP). "O banco está buscando, neste caso particular, uma solução de mercado", disse em entrevista no Palácio do Planalto sobre a regulamentação do processo de relicitação das concessões. Ele acrescentou que há grupos interessados em assumir a concessão "e, portanto, todos os compromissos envolvidos".

 

Segundo o presidente afirmou, o esforço é para evitar que a empresa entre em recuperação judicial. "O trabalho é encontrar situação de melhora de mercado da empresa e preservar, desta maneira, os recursos da União e do BNDES que foram emprestados para a concessão", comentou.

 

Oliveira esclareceu que, enquanto não se inicia o processo de recuperação judicial, a concessionária pode ingressar com o pedido de relicitação. Após iniciada a recuperação, não será mais possível ingressar na relicitação.

 

Relicitação

A possibilidade de relicitar concessões em infraestrutura que estejam em dificuldades financeiras ajuda a preservar créditos bancários, disse Dyogo Oliveira, durante entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto. Isso porque as alternativas à relicitação são a caducidade da concessão e a falência. Nesses casos, as chances de recuperar créditos é menor.

 

Quando uma concessão for relicitada, explicou Dyogo, o antigo concessionário receberá uma indenização "correspondente aos valores dos investimentos que realmente realizou". Com esse dinheiro, ele terá de pagar, primeiro, as dívidas com a União. Por exemplo, as taxas de outorga, os tributos e as multas. Em seguida, paga os credores: fornecedores, bancos e outros. "Se sobrar alguma coisa, o que não é provável, seria um resíduo que ele manteria."

 

 

Fonte     http://www.jb.com.br/economia/noticias/2018/05/09/bndes-reafirma-que-governo-busca-solucao-de-mercado-para-viracopos/




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados