Negócios / TECNOLOGIA ESPACIAL
09.02.2018 | 00h30
Tamanho do texto A- A+

Airbus vai desenvolver plataforma comercial na ISS

Equipamento será levado por veículo da SpaceX, que lançou primeiro carro ao espaço

Foto SPACE-X-AFP

Clique para ampliar

De O TEMPO

A Airbus desenvolverá uma plataforma comercial que será instalada fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e poderá acomodar experiências de usuários de todo o mundo, informou o grupo europeu ontem. A plataforma será lançada a bordo de um veículo de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX – que anteontem lançou, com sucesso o primeiro carro ao espaço.

“Vamos propor às organizações institucionais e privadas um meio rápido e econômico de transportar suas experiências para o espaço sob a forma de cargas úteis externas”, declarou Oliver Juckenhöfel, diretor de Sistemas Orbitais e Exploração da Airbus.

Batizada de Bartolomeo, essa plataforma deverá ser instalada em meados de 2019 na parte da frente do módulo europeu Colombus da ISS, a 400 km acima da Terra. Por ocasião dos dez anos do Laboratório Espacial Europeu, a Agência Espacial Europeia (ESA) e Airbus Defence and Space assinaram um acordo de parceria público-privado em Noorwijk (Holanda) sobre essa nova plataforma para cargas comerciais.

O acordo prevê que a Airbus investirá aproximadamente 40 milhões para desenvolver e construir essa plataforma. A ESA instalará o Bartolomeo na ISS. A plataforma será operada pela Airbus, que oferecerá um serviço que estará “disponível para usuários em todo o mundo”. Bartolomeo pretende atrair novos usuários para a Estação, incluindo start-ups espaciais e empresários.

 

 

Fonte      http://www.otempo.com.br/interessa/airbus-vai-desenvolver-plataforma-comercial-na-iss-1.1571478




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados