ENQUETES

Nessas eleições, você pretende:

PUBLICIDADE

Mundo / POLÍTICA ITALIANA
12.05.2018 | 20h30
Tamanho do texto A- A+

Berlusconi recebe reabilitação para voltar a cargos públicos

O ex-primeiro-ministro da Itália estava inelegível até 2019

DE TERRA NOTICIAS

O Tribunal de Vigilância de Milão, na Itália, suspendeu neste sábado (12) a proibição do líder do partido conservador Força Itália (FI) e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi de ocupar cargos públicos. Com isso, a principal figura da política italiana poderá concorrer ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições. Em comunicado, o político comemorou a decisão. "Finalmente, cinco anos de injustiça chegaram ao fim. Berlusconi pode mais uma vez ser candidato".

 

A "reabilitação" acontece no âmbito do processo de agosto de 2013, envolvendo a Mediaset, em que o ex-premier foi condenado a um ano de serviços sociais por fraude fiscal, mas teve a pena concluída em 8 de março de 2015. Com a medida aceita, o ex-primeiro-ministro se livra das regras impostas pela Lei Severino, por meio da qual ele teve seu mandato de senador cassado no fim de 2013 e que impede condenados em última instância de ocuparem cargos públicos por seis anos.

 

O pedido de seus advogados havia sido apresentado em 12 de março. E a decisão só foi possível porque a legislação italiana permite que condenados possam pedir a reabilitação três anos depois de descontada a sentença, caso tenham cumprido todas as suas obrigações com a lei e dado provas de "boa conduta".

 

De acordo com o Tribunal de Vigilância, as "acusações pendentes", ou seja, os processos em andamento contra Berlusconi por corrupção de testemunhas, crime que teria praticado por ele até 2016, não são "obstáculos" e nem necessariamente "significativos" de uma conduta "não boa", por isso, foi possível decidir a favor do pedido de reabilitação.

 

No entanto, A Procuradoria-Geral de Milão, por sua vez, poderá recorrer ao Supremo Tribunal no prazo de até 15 dias. "Nós não recebemos a ordem ainda, vou ler segunda-feira e vamos analisar o que fazer. Só então poderemos decidir se nos opomos ou não à decisão do Tribunal", disse o procurador Roberto Alfonso.

 

A revogação da restrição acontece depois que Berlusconi deu sua "bênção" para uma coalizão entre a Liga, de Matteo Salvini, e o Movimento 5 Estrelas (M5S), de Luigi Di Maio, para uma possível formação de governo após um intenso impasse.

 

Com a nova sentença, Berlusconi poderá concorrer em eventuais eleições antecipadas, caso não se consiga formar um novo Parlamento na Itália.

 

 

Fonte     https://www.terra.com.br/noticias/mundo/berlusconi-recebe-reabilitacao-para-voltar-a-cargos-publicos,1325891dfca00ca6e1500e8befc55176uoy5gvkq.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados