PUBLICIDADE

Meio Ambiente / CASA VERDE
18.02.2017 | 21h30
Tamanho do texto A- A+

Uma espécie para cada ambiente

Cacto, orquídea, lírio-da-paz... especialistas ensinam quais as melhores plantas para ornamentar os cômodos

DE O TEMPO

Antes de sair por aí comprando as plantas mais bonitas que você encontrar, é preciso pesquisar bem para saber quais espécies são mais indicadas para os diferentes locais disponíveis em sua casa. Verificar a quantidade de luz solar, umidade e ventilação é fundamental para que a planta não definhe em poucos dias.

“As plantas têm preferências diferentes com relação à luminosidade, portanto, algumas espécies se adaptam a ambientes com menos incidência de luz e outras necessitam do sol constante para se desenvolverem. Para a utilização em ambientes internos, o ideal são espécies que não necessitem de luz direta e que se adaptem melhor às mudanças de temperatura”, explicam as arquitetas Amanda Ribas e Lorena Romão, da Desígnio Arquitetura e Interiores.

 

 

No caso de áreas externas, as plantas indicadas são as mais resistentes, que melhor se adaptam aos agentes climáticos e às variações de temperatura. “O ideal é que sejam espécies que prosperem bem a pleno sol ou a meia-sombra. Portanto, é necessário conhecer o ambiente, qual a incidência de sol e como se comporta cada espécie, a fim de localizá-las acertadamente em canteiros, jardineiras ou floreiras”, frisa Lorena.

Espécies. Para ambientes amplos como as salas, as arquitetas recomendam utilizar vasos maiores e espécies com porte médio, que se destacam e conferem personalidade ao ambiente. “Um exemplo é a pau d’água, que não precisa ficar exposta ao sol e necessita de irrigação regular, além de trazer sorte aos moradores”, diz Lorena.

Já os cactos são uma boa pedida para escritórios, segundo elas, pois exigem poucos cuidados e passam a ideia de conservadorismo. “Além disso, quando colocados próximo a computadores, eles bloqueiam os raios gama emitidos pelas telas”, comenta Amanda.

Para os quartos, são indicadas as delicadas orquídeas, por remeterem à beleza feminina, à perfeição e à pureza espiritual. Nos banheiros, um pequeno vaso de lírio-da-paz purifica e gera sensação de frescor. Essa espécie é bem prática, pois é resistente à umidade e necessita de pouca luz.

Aromas e sabores. Temperos e ervas caem superbem em cozinhas, contribuindo com a gastronomia e aromatizando o ambiente. Normalmente, as espécies precisam de muita luminosidade e rega constante, mas cada uma tem suas especificidades.

As varandas, locais que recebem maior incidência de sol, devem receber plantas mais resistentes. “Um exemplo é o cróton, que se adapta muito bem em locais com maior incidência de vento e sol. Suas folhas são coloridas e trazem alegria e descontração ao espaço”, finaliza Amanda.


Cuidados

Como manter a decoração sempre linda

Depois que escolher suas espécies preferidas tenha muita atenção no cuidado com elas. Cada planta tem as suas necessidades específicas para ficar viçosa e saudável. Algumas precisam de regas frequentes, outras mais espaçadas. Enquanto o sol pode ser bem-vindo para algumas, outras podem amarelar e murchar se ficarem muito tempo expostas à luz solar.

“Irrigação constante em intervalos próprios para cada espécie, podas regulares e adubação são essenciais para que sua plantinha esteja sempre linda”, ensinam as arquitetas Amanda Ribas e Lorena Romão, da Desígnio Arquitetura e Interiores

 

 

Fonte     http://www.otempo.com.br/interessa/im%C3%B3veis-e-decora%C3%A7%C3%A3o/uma-esp%C3%A9cie-para-cada-ambiente-1.1431794




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados