ENQUETES

Você vai assistir ao horário eleitoral gratuito na TV?

PUBLICIDADE

Meio Ambiente / MUDANÇAS CLIMÁTICAS
12.06.2018 | 19h00
Tamanho do texto A- A+

Granizo gigante cai sobre cidade do RS em tempestade

Após temporais, Sul do BR ainda pode ter ventania por causa de um ciclone extratropical. Ar polar avança forte sobre o Sul e temperatura cai muito.

Foto: Climatempo

Clique para ampliar

do TERRA NOTICIAS

A população de várias cidades do Rio Grande do Sul avalia os graves danos causados pelas tempestades do dia 11 de junho . Além da chuva intensa, vários locais registraram ventania, com rajadas de vento superiores aos 100 km/h. Vídeos que já circulam pelas redes sociais evidenciam a ocorrência de tornados.

 

A destruição na região de Tapejara, na região do Planalto do Rio Grande do Sul, inclui dezenas de árvores quebradas, galpões destelhados e caminhões tombados. São José dos Ausentes, na serra gaúcha, passou quase todo dia 11 de junho de 2018 sendo açoitada por rajadas de vento entre 80 km/h e quase 110 km/h .

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 17 horas e 22 horas ocorreram sucessivas rajadas de vento com mais de 100 km/h. A mais intensa chegou aos 109 km/h, às 22 horas. Entre 3 e 4 horas da madrugada desta terça-feira, 12, foi observada outra rajada de vento com 108 km/h. Porto Xavier, na margem do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, registrou granizo gigante, com o tamanho de uma laranja. As fotos abaixo são de Leticia Bratz Kohl que comentou com a Climatempo: "Foram uns 5 minutos dessa chuva (de granizo) "

 

Em Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,4 mm acumulados entre 9 horas do dia 11 e 9 horas de 12 de junho. O total de chuva em junho, em 12 dias, subiu para 80,2 mm, quase 70% da média normal de chuva para junho que é de aproximadamente 119 mm. O aeroporto Salgado Filho registrou uma rajada de vento com 70 km/h no fim da tarde do dia 11 de junho.

A capital gaúcha teve quase 24 horas de chuva, sem que começou a dar sinais de trégua no fim da manhã desta terça-feira.

 

Risco de ventania não acabou

Outra acentuada queda de pressão atmosférica ocorre nesta terça-feira, 12, entre o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral da província de Buenos Aires que dará origem a um ciclone extratropical .

 

Durante grande parte da quarta-feira, 13 de junho, este ciclone extratropical ficará próximo ao litoral gaúcho causando ventos intensos no sul e no leste do estado. O litoral gaúcho, o litoral de Santa Catarina, a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter rajadas da ordem de 100 km/h . A região da Grande Porto Alegre poderá ter rajadas com até 70 km/h.

O ciclone extratropical se afasta em alto-mar na quinta-feira, 14, e o vento enfraquece rapidamente.

 

Frio intenso depois dos temporais

As nuvens muito carregadas que passaram sobre o Rio Grande do Sul foram geradas por uma situação de pressão atmosférica muito baixa (abaixo de 1000 hPa, em alguns locais) que predominou no dia 11 de junho e também pela chegada de uma nova frente fria, com  forte intensidade.

 

As imagens captadas pelo satélite GOES 16 no fim da manhã desta terça-feira mostravam que as nuvens carregada já tinham saído do Rio Grande do Sul, mas ainda se espalhavam sobre Santa Catarina e Paraná. Estes dois estados ainda podem ter tempestades até a noite desta terça-feira.

 

Mas para esta quarta-feira, 13 de junho, a previsão é que o ar polar intenso que vem com a frente fria entre no Sul do Brasil. Isto vai dissipar quase toda a nebulosidade sobre a Região e também esfriar muito o ar. A sensação de frio será grande e vai aumentar cada vez mais até a noite da quarta-feira.

 

A temperatura cai muito em todo o Sul do Brasil nos próximos dias e volta a gear no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Veja a previsão para o Sul do Brasil.

 

 

Fonte     https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/granizo-gigante-cai-sobre-cidade-do-rio-grande-do-sul,7aced99ca017660cc478af8ddc1aa117onak6vzq.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web