ENQUETES

Após a operação da PF, você vai parar de comer carne da Sadia, Perdigão, Friboi e Seara?

PUBLICIDADE

Meio Ambiente / MUDANÇAS CLIMÁTICAS
21.02.2017 | 03h30
Tamanho do texto A- A+

ASAS enfraquece sobre o BR

Condições para chuva aumentam no centro-sul do BR

DO TERRA NOTICIAS

Cidades do Sul e do Sudeste tem estado entre as 10 mais secas e mais quentes do Brasil desde o começo da semana passada, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. Na tarde do domingo, 19, os três locais mais quentes foram cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense. A cidade de São Paulo, e a Grande São Paulo de forma geral, estão quase sem chuva desde o dia 8 de fevereiro. No começo da tarde do dia 20, a capital paulista ainda era um dos locais mais secos do país, com nível de umidade no ar pouco acima dos 20%.

 

 

O ar seco , com níveis de umidade abaixo dos 30%, calor acima dos 35°C por dias vários dias consecutivos e a redução da chuva que vem sendo sentida em muitas áreas do Sul e do Sudeste desde o fim da primeira quinzena fevereiro está diretamente relacionada com a forte atuação do sistema de alta pressão atmosférica denominado de ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul - que é um dos grandes e permanentes sistemas de alta pressão da circulação geral da atmosfera.

 

 

Além de diminuir a chuva, a ASAS também tem afastado o ar fresco das massas polares do Brasil .

Mas o que se prevê para os próximos dias é justamente o enfraquecimento da ASAS . No lugar de alta pressão, o Sul e parte do Sudeste vão ficar vários dias sob influência de baixas pressões e de cavados , que são sistemas atmosféricos que atuam de forma contrária a uma alta pressão. B aixas pressões e cavados forçam a concentração de umidade e facilitam a formação de nuvens e da chuva.

 

 

Esta mudança começa a ocorrer especialmente a partir da quarta-feira, 22 de fevereiro. Veja mais informações no vídeo.

 

Os mapas com a estimativa da chuva sobre o Brasil mostram a diferença nos volumes de chuva esperada com o enfraquecimento da ASAS.

 

Fonte      https://noticias.terra.com.br/climatempo/asas-enfraquece-sobre-o-br,96d7edb0727b1eb22cbde9c53ef4a6e6sfbmaqzn.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados