ENQUETES

Com mais esse escândalo, você acha que Temer deve renunciar?

PUBLICIDADE

Meio Ambiente / CIÊNCIA & PESQUISA
21.02.2017 | 20h15
Tamanho do texto A- A+

Alemanha vai ‘encalhar’ navio no Ártico para estudar aquecimento

Estudo é o maior já planejado na região e tera duração de um ano

DE O TEMPO

Cientistas alemães planejam “encalhar” um navio no mar gelado do Polo Norte por um ano para estudar os efeitos do aquecimento na região. A expedição, que será lançada em 2019, terá o apoio de outros países como Reino Unido, Rússia, China e Estados Unidos, para financiar seu custo de 63 milhões (cerca de R$ 207 milhões). Batizado de Mosaic, o estudo é considerado o maior já planejado no Ártico.

A intenção dos pesquisadores é reunir informações sobre a região, onde o clima vem mudando rapidamente. Em janeiro, a extensão do gelo do Ártico foi a menor já registrada desde o início da medição por satélites para o primeiro mês do ano. A temperatura na região também foi mais alta do que a média de longo prazo.

“A redução do gelo do Ártico vem ocorrendo muito mais rapidamente do que os modelos climáticos podem prever, então, precisamos de modelos melhores para ter previsões mais precisas”, explicou o coordenador do projeto, professor Markus Rex. Ele detalhou o plano no encontro anual da Associação Americana para Avanços da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).

A expedição vai coletar amostras de água, gelo e ar e instalar equipamentos no mar gelado. Até uma pista de decolagem está nos planos, para que um avião possa auxiliar na pesquisa.

O pesquisador diz que será uma expedição com dificuldades – como a falta do sol no horizonte durante o inverno, mas essencial para compreender os impactos do aquecimento do Ártico. “O contraste existente entre o Polo Norte e nossas latitudes será reduzido no futuro. Isto significa que o ar gelado do Ártico poderá chegar a nossas latitudes, e o ar mais quente de latitudes baixas, ao Polo Norte, o que provocará um grande impacto no clima”, afirma.

 

Fonte     http://www.otempo.com.br/interessa/alemanha-vai-encalhar-navio-no-%C3%A1rtico-para-estudar-aquecimento-1.1438208




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados