ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Esportes / FRAUDES NA FIFA
13.09.2017 | 19h00
Tamanho do texto A- A+

Presidente da Fifa é denunciado ao Comitê de Ética da entidade

Professor da universidade de Nova York e ex-integrante do Comitê de Governança acusa Infantino de interceder por político russo

DO GLOBO ESPORTE

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi denunciado ao Comitê de Ética da entidade. O autor da denúncia é o professor de Direito da Universidade de Nova York, Joseph Weiler, ex-integrante do Comitê de Governança da Fifa. A informação foi revelada pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira.

 

 

Weiler acusou Infantino e a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, de interferir no trabalho do Comitê, que fazia verificações de integridade sobre os candidatos a cargo na Fifa. Na denúncia, Weiler diz que Infantino e Fatma intercederam a favor de Vitaly Mutko, vice-primeiro ministro da Rússia, que tentava se reeleger a um cargo no Conselho da Fifa. Mutko acabou excluído da Fifa em fevereiro.

 

A acusação de Weiler confirma o depoimento prestado nesta quarta-feira pelo ex-chefe do Comitê de Governança, o português Miguel Maduro. Ele declarou ao parlamento britânico que Infantino tentou impedir a exclusão de Mutko do Conselho da Fifa – órgão com 36 integrantes que toma as principais decisões na entidade que manda no futebol mundial.

 

Maduro foi demitido por Infantino em maio deste ano – quando Weiler e outros integrantes do Comitê de Governança saíram por solidariedade ao português. Na mesma ocasião, a Fifa trocou os integrantes de seu Comitê de Ética, decisão que gerou críticas pesadas contra a entidade.

 

A Fifa não comentou a reportagem publicada pelo "The New York Times". O GloboEsporte.com procurou a presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da Fifa, a colombiana Maria Claudia Rojas, mas ela não respondeu até a publicação desta nota. A Câmara de Investigação do Comitê de Ética da Fifa tem um brasileiro, o ex-presidente do STJD Flavio Zveiter.

 

 

Fonte      https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/presidente-da-fifa-e-denunciado-ao-comite-de-etica-da-entidade.ghtml




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados