ENQUETES

Se as eleições em MT fossem hoje, em quem você votaria para governador?

PUBLICIDADE

Equilíbrio / BEM ESTAR & ALIMENTAÇÃO
02.08.2017 | 18h30
Tamanho do texto A- A+

Receitas com couve-flor trazem benefícios para a saúde

Alimento oferece ferro, cálcio, potássio, magnésio e as vitaminas C, K e B5

Do G1

A couve-flor é boa, especialmente para o coração. Nesta época do ano, ela está bonita e bem fácil de achar no mercado.

A queda na temperatura protege a hortaliça dos bichinhos que prejudicam a qualidade. Isso faz toda a diferença na hora da escolha. "Você precisa olhar se a couve-flor, ela está em boas condições. Ela não está meia amarelada, meio preta assim. Ela tem que sempre testar fresquinha, verdinha, redondinha, compacta e branquinha", disse o agricultor Paulo Barbosa.

 

Aí é só aproveitar o que ela tem de bom para oferecer: ferro, cálcio, potássio, magnésio e as vitaminas C, K e B5. E mais: a couve-flor pode ser uma aliada contra doenças do coração. "Porque ela é rica em sulforafano, que é um composto do enxofre comprovadamente benéfico pra saúde do coração. O sulforafano protege os vasos sanguíneos controlando os danos causados pelo excesso de açúcar as células", detalhou a nutricionista Bruna Rodrigues.

 

Poderosa, vitaminada e pouco calórica. Que tal trocar o purê de batata, com 150 calorias, pelo de couve-flor, com apenas 44? É só cozinhar pedaços grandes da couve-flor até ela ficar bem molinha. Deixe escorrer, bata no liquidificador até virar uma papinha, e depois volte ao fogão acrescentando azeite e sal.

 

Outra dica pra deixar o cardápio mais light é trocar o arroz comum pela versão feita com couve flor. Cozinhe a couve flor na água, bem picadinha, por 3 minutos. Escorra, e em outra panela coloque azeite, alho, sal, cebola e salsinha. O toque final fica por conta de outro ingrediente amigo do coração: nozes.

"As nozes são um alimento que faz muito bem para o coração, com Ômega 3, ricas numa gordura boa pro nosso organismo", disse a nutricionista.

A porção de 125 gramas do arroz branco tem 150 calorias. Já a mesma quantidade do arroz de couve flor não passa de 70.

Arroz de couve-flor

Ingredientes:

  • ½ cebola, em cubos
  • 1 pimentão vermelho em cubos
  • 1 pimentão verde em cubos
  • 1 pimentão amarelo em cubos
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta
  • 1 couve-flor
  • 3 ovos batidos

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, em fogo médio-alto, refogue a cebola, pimentões, cogumelos, sal e pimenta até que os vegetais estejam tenros, mas não muito macios.

Adicione o arroz de couve-flor. Cozinhe por cerca de 3-4 minutos até que os vegetais estejam igualmente incorporados na couve-flor.

 

Espalhe o arroz em direção às bordas da panela, criando um espaço no centro. Jogue os ovos batidos no espaço, mexendo somente os ovos até que cozinhem. Misture os ovos no arroz de couve -flor.

 

 

Fonte      http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/receitas-com-couve-flor-trazem-beneficios-para-a-saude-diz-especialista.ghtml




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados