ENQUETES

Após a operação da PF, você vai parar de comer carne da Sadia, Perdigão, Friboi e Seara?

PUBLICIDADE

Equilíbrio / MELHOR IDADE NO FOCO
13.03.2017 | 21h15
Tamanho do texto A- A+

Pesquisa aponta São João da Boa Vista como melhor cidade para idosos

Saúde, habitação e acesso à internet contribuíram para o resultado.

DO G1

Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas considera que, entre todas as cidades brasileiras entre 50 mil e 100 mil habitantes, São João da Boa Vista (SP) é a que oferece melhor qualidade de vida para os idosos.

Aos 91 anos, Eny Capello mantém a mente ativa com a internet (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)Aos 91 anos, Eny Capello mantém a mente ativa
com a ajuda da internet 

Localizado a 218 km de São Paulo, o município de 89,5 mil habitantes superou outras 347 localidades analisadas no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), realizado em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

O estudo considera o acesso aos serviços públicos e privados de saúde, situação financeira, educação, trabalho e cultura. Também analisa o número de idosos com internet fixa, como a dona Eny Capello.

Aos 91 anos, a aposentada cuida da casa e dos animais sozinha, e mantém a mente ativa com a ajuda da web. “Antigamente o idoso ficava ali, num canto, hoje não. Há estímulos de baile, de saídas, de piquenique, então eu acho que é muito bom”.

São João da Boa Vista, SP

Outro ponto considerado é a habitação. Em São João da Boa Vista, 126 idosos que não possuem casa própria moram de graça em centros de convivência. Eles não pagam contas de água e luz e cada um tem sua própria casa com sala, cozinha e banheiro.

“É muito bom o lugar aqui, as casinhas são muito boas, tudo limpinho e muito bem cuidado”, afirmou a aposentada Celina Batista de Jesus, de 78 anos.

Saúde
Foi o acesso aos serviços públicos e privados de saúde que mais pesou no resultado. O número de fisioterapeutas, médicos nos ambulatórios e psicólogos é considerado suficiente para a cidade.

Idosos sem casa própria podem morar em centros de convivência (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)Idosos sem casa própria podem morar em
centros de convivência

“A gente pega desde aquele idoso que está precisando de estímulo, aquele que não tem moradia, até aquele idoso que precisa de uma institucionalização”, afirmou a diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Rossi.

Para o médico geriatra José Almeida Moraes, o cuidado com a saúde é um dos fatores que explicam a longevidade das pessoas que moram na cidade.

“Tenho pacientes de 80 anos que viajam, vão à praia, vão para Caldas Novas, então isso cria, gera uma expectativa de vida. Não é aquele idoso que fica em casa esperando o filho, é um idoso ativo e isso melhora a qualidade de vida, vão viver mais, com alegria e independência”, explicou.

A saúde passa também pela socialização. O que não faltam são atividades físicas e culturais para os idosos se movimentarem e criarem laços de amizade.

Não é aquele idoso que fica
em casa esperando o filho, é
um idoso ativo e isso melhora
a qualidade de vida"
José Moraes, geriatra

"Eu ficava muito parada dentro de casa, sozinha, os filhos casaram", disse Demerci Nascimento Moreira, de 64 anos.

"Mudou tudo", contou a aposentada Cleci Ferreira Trafani, de 74 anos. "Eu não fazia exercício nenhum".

Como melhorar
A pesquisa também tem o objetivo de oferecer à população informações sobre o que precisa ser melhorado nas cidades. Em São João da Boa Vista, é preciso diminuir o número de mortes por acidentes de trânsito, por picadas de animais peçonhentos, cirrose e suicídio. Outra área que precisa ser melhorada é a segurança.

 

Fonte     http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2017/03/pesquisa-aponta-sao-joao-da-boa-vista-como-melhor-cidade-para-idosos.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados