ENQUETES

Na sua opinião, os "Amarelinhos" da Prefeitura de Cuiabá:

PUBLICIDADE

Equilíbrio / BEM ESTAR/SAÚDE
27.12.2016 | 20h00
Tamanho do texto A- A+

Não tomar banho após prática de exercícios é prejudicial à saúde

Um banho frio depois de atividades físicas estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo

DE O TEMPO

Segundo afirma o professor  Juan Francisco Marco do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, não tomar banho após os exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde, e não só por causa da higiene.

 

 

Em entrevista à BBC Mundo, ele lista alguns hábitos que podem melhorar o desempenho e a saúde:

 

 

1. Após atividade física intensa o banho pode beneficiar o organismo, pois estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, processo metabólico que queima a gordura. O ideal é que o banho seja frio para acelerar o metabolismo.

 

 

2. Não ficar muito tempo no sofá, mesmo após os exercícios, é uma dica para anular o efeito negativo causado por este hábito. O ideal é manter um mínimo de atividade após os exercícios para o corpo desacelerar gradativamente.

 

.3 Não se agasalhar também um hábito que prejudica a saúde física. Muita gente deixa de se agasalhar quando sente calor por causa dos exercícios, mas isso pode afetar o organismo, que terá que trabalhar para se recuperar do esforço e pode dar sinais de baixa defesa para combater contaminações ou doenças.

 

 

4. Não se hidratar é um dos principais pecados de quem pratica atividades físicas, principalmente depois da prática. É possível fazer uma bebida isotônica em casa com 750 mililitros de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de açúcar mascavo e o suco de uma laranja ou um limão para dar sabor.

 

 

5.Também é preciso se alimentar corretamente para recarregar os depósitos de gordura e repôr as energias e proteínas. A dica é o consumo de proteínas de rápida absorção como o atum e a soja.

 

 

6. Fumar depois do exercício também é um dos grandes vilões, já que após a prática o sistema respiratório está mais aberto a absorver facilmente as toxinas do cigarro.

 

 

7. Se alongar após a atividade física ajuda o corpo a recuperar a calma, relaxar os músculos e estabilizar o sistema cardiorrespiratório. 

 

Fonte     http://www.otempo.com.br/interessa/n%C3%A3o-tomar-banho-ap%C3%B3s-pr%C3%A1tica-de-exerc%C3%ADcios-%C3%A9-prejudicial-%C3%A0-sa%C3%BAde-1.1416428




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados