ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Equilíbrio / CIÊNCIA & SAÚDDE
09.09.2017 | 05h30
Tamanho do texto A- A+

Doença causada pelo vírus da catapora eleva risco de infarto e AVC

Pessoas com herpes-zóster têm 41% mais chances de sofrer do coração

de O TEMPO

Os pacientes que têm herpes-zóster – provocada pelo vírus da catapora e popularmente conhecida como “cobreiro” – podem correr um risco maior de sofrer um ataque do coração ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC), afirma um novo estudo feito por cientistas sul-coreanos. As pesquisas determinaram que as pessoas com essas infecções têm 41% mais chances de sofrer um problema cardiovascular, ao comparar suas amostras com as de pacientes da mesma idade e que não sofrem desse problema.

As pessoas com herpes-zóster correm 59% mais risco de ter um infarto e 35% mais chance de sofrer um AVC, de acordo com o estudo publicado no “Journal of the American College of Cardiology” neste mês.

O herpes-zóster, causado pelo vírus da varicela, aparece em forma de erupção cutânea sobre as terminações nervosas e pode provocar fortes dores. Essas marcas podem ser também discretas.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), 95% das pessoas carregam o vírus varicela-zóster. E dados da Centers for Disease Control and Prevention (CDC), agência norte-americana dos EUA, uma a cada três pessoas desenvolverá herpes-zóster durante a vida, chegando a 50% entre os indivíduos que atingem os 85 anos de idade.

Descoberta. O risco cardiovascular é mais alto durante o primeiro ano após a infecção pelo vírus, segundo a pesquisa, que também estabeleceu que a possibilidade de sofrer um AVC é mais alta em pacientes com menos de 40 anos.

Os cientistas, que fizeram o acompanhamento de 519,8 mil pessoas entre 2003 e 2013, reconhecem, não obstante, que ainda não podem esclarecer o vínculo entre o herpes-zóster e os problemas cardiovasculares.

“Embora essas descobertas necessitem de mais estudos sobre o mecanismo que faz com que os pacientes com herpes zóster tenham mais risco de sofrer um ataque do coração ou um acidente cerebral, é importante que os médicos que tratam estes pacientes informem sobre esses altos riscos”, escreveu Sung-Han Kim, do Departamento de Doenças Infecciosas do Asan Medical Center de Seul e principal autor da pesquisa.

Vacina. No Brasil, a vacina em dose única específica contra o herpes zóster está disponível em clínicas particulares. A imunização tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser ministrada a partir dos 50 anos, fase em que as pessoas apresentam maior risco de desenvolver a doença. Segundo o site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina é altamente recomendada para maiores de 60 anos.

Contato. Segundo especialistas, o herpes simples tipo 1 normalmente está associado ao herpes labial, e o vírus do herpes tipo 2, ao herpes genital. No entanto, os dois tipos podem aparecer em qualquer parte do corpo, caso o vírus seja espalhado por contato.


Dois terços das pessoas no mundo são afetadas por herpes

Dois terços dos indivíduos com menos de 50 anos de idade em todo o mundo são afetados pelo vírus do herpes simples tipo 1, que causa a herpes labial e, em alguns casos, até genital, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esse vírus manifesta-se, geralmente, por meio de pequenas vesículas (bolhas), vermelhidão local, ardor e formigamento”, explica a infectologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Andreia Maruzo Perejão.

Para prevenir a transmissão do vírus, a infectologista recomenda sempre lavar as mãos ao encostar em alguma das vesículas. “O meio de contração do vírus é por contato, seja por via sexual ou com a secreção das bolhas quando os sintomas estão ativos. Porém, é possível transmiti-lo mesmo sem a lesão ativa”, adverte a especialista.

 

 

Fonte     http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/doen%C3%A7a-causada-pelo-v%C3%ADrus-da-catapora-eleva-risco-de-infarto-e-avc-1.1517701




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados