ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Equilíbrio / BEM ESTAR & SAÚDE
28.08.2017 | 20h00
Tamanho do texto A- A+

Confira as verdades e mitos sobre alimentação

Nutricionistas listaram verdades e mentiras sobre alguns alimentos que estão na moda e outros do dia a dia

de o DIA

Diz o velho ditado que o melhor tempero da comida é a fome. Mas e quando você vai comer algo e pinta aquela dúvida cruel: será que esse alimento faz bem ou mal? Engorda? Aumenta o colesterol? E a pressão arterial, como vai ficar? Para ajudar a saborear a comida sem culpa, duas especialistas— as nutricionistas Thatiana Ferreira e Paula Viana— listaram verdades e mentiras sobre alguns alimentos que estão na moda e outros do dia a dia.

 

“É importante as pessoas conhecerem o que são mitos na alimentação, para que eles sejam abandonados em benefício de uma alimentação melhor e mais saudável”, opinou Thatiana, nutricionista esportiva, funcional e ortomolecular. 

 

Mas como proceder, se de tempos em tempos, avaliações médicas e científicas sempre estão mudando. E o que era considerado vilão, passa a ser mocinho, como aconteceu com o ovo? “Antes de mais nada é preciso entender que a alimentação adequada passa primordialmente pelo equilíbrio, sem nexageros, seja em relação a qualquer tipo de alimento. Até beber água de forma descontrolada, faz mal”, ensinou

 

Paula Viana, da Academia Fitclub, que chama atenção para o perigo de dietas malucas, que tem promessas mirabolantes de perdas de alguns ‘quilinhos’ em tempo recorde. As duas especialistas afirmam que, para início de conversa, é imprescindível entender a importância de uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos possa ser compensada por sua presença em outros.

 

Para manter a saúde em dia e peso ideal, sobretudo, absorvendo todos os nutrientes benéficos ao organismo, a recomendação é o consumo moderado de grupos básicos de alimentos: verduras, legumes e frutas, além de carne, cereais, leite e derivados.

 

ADVERTÊNCIAS

Thatiana e Paula concordam que as advertências em saúde precisam sempre estar atualizadas, principalmente com base em estudos científicos. “Às vezes, por ignorância, ou por busca de informações profissionais, muitas pessoas acabam escolhendo opções nocivas para se alimentar”, alertou Thatiana.

 

 “E muitas vezes ocorre a ingestão de alimentos que acabam prejudicando o organismo, em vez de ajudá-lo em seu desenvolvimento pleno”, completou Paula. 

 

Na lista do DIA, você vai conferir, principalmente, alguns mitos e verdades sobre alimentos consumidos no dia a dia, como margarina, café, feijão e adoçante, além daqueles que estão na moda, como camomila e hibisco. Você imaginava, por exemplo, que limão não tem nada a ver com gastrite? Que a margarina tem lá suas vantagens sobre a manteiga e vice-versa?

 

As clássicas histórias de que o café, assim como o hibisco, emagrecem é papo furado. Conhecendo melhor os alimentos, fique em alerta e evite dietas extremamente restritivas e as ‘dicas da moda’, sem saber se elas ajudam de fato ou se trazem riscos à saúde.

 

 

Fonte      http://odia.ig.com.br/mundoeciencia/2017-08-27/confira-as-verdades-e-mitos-sobre-alimentacao.html




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados