ENQUETES

Na sua opinião, Pedro Taques deve disputar a reeleição?

PUBLICIDADE

Equilíbrio / ALIMENTAÇÃO BEM ESTAR
16.03.2017 | 21h45
Tamanho do texto A- A+

Comer sozinho pode ajudar a perder peso

Risco de fugir da dieta é de até 60% quando se está acompanhado

DE O TEMPO

Comer é uma das coisas mais prazerosas da vida, e se for ao lado de uma ótima companhia, melhor ainda, certo? Na avaliação de especialistas da Associação Americana do Coração, a resposta positiva está errada. Pelo menos para quem quer perder peso. Uma pesquisa realizada pela instituição mostra que comer acompanhado pode influenciar diretamente na quantidade de alimento ingerido, contribuindo para o aumento de peso. Portanto, se está fazendo regime, é melhor fazer as refeições sozinho.

Segundo o estudo, a chance de se fugir da dieta ou de uma alimentação saudável chega a 60% caso se esteja em companhia de amigos ou familiares. Os pesquisadores acompanharam 150 pessoas por um ano, e todas admitiram ter exagerado nas porções quando não estavam sozinhas. Todas elas tentavam perder peso ou mantê-lo.

De acordo com o endocrinologista Márcio Lauria, um grande inimigo é a preocupação, até inconsciente, de como se portar diante das pessoas. “A obesidade e o emagrecimento estão associados aos hábitos alimentares da sociedade. Sua companhia pode ser um bom ou um mau exemplo para a sua alimentação. Muitas vezes, para acompanhar e não se sentir deslocado, você pode escolher um prato que se mostre inadequado naquele momento e nem perceberá, mas a consequência vai aparecer depois”, explica.

A distração é outro fator apontado como algo nocivo pelo endocrinologista. Ele destaca que fazer a refeição acompanhado ou realizando mais de uma tarefa – como mexer no celular, ver televisão ou ler um livro – leva à falta de atenção e, consequentemente, a um provável aumento na ingestão de alimentos.

A pesquisa analisou, ainda, o comportamento de 63 adultos que tinham o hábito de comer em família todos os dias da semana. O resultado foi aumento de 44% na quantidade consumida. Além disso, os participantes comeram mais rápido do que se estivessem sozinhos.

Para o psicólogo Rafael Ribeiro, especialista em transtornos alimentares, a organização é uma ótima aliada para manter ou perder peso. “Quem tem facilidade de se distrair durante as refeições deve planejar o que vai consumir naquele dia e não fugir à regra, independentemente da companhia. Não é difícil se organizar para comer. Assim como diversas atividades, as refeições requerem atenção porque são momentos importantes na rotina”, diz o psicólogo.

Companhia

Efeito positivo. A mesma pesquisa informou também que, apesar da possibilidade de se perder o controle, a companhia das pessoas queridas torna o ato de comer ainda mais prazeroso.


Flash

Homens. A pesquisa aponta que, quando homens estão sentados à mesa, as mulheres tendem a comer mais do que o normal. O ideal é mastigar bastante a comida antes de engoli-la, para facilitar a digestão, aumentar a sensação de saciedade e comer menor quantidade.


Números

100 % dos entrevistados comeram mais quando acompanhados.

44 % é quanto se come a mais nas refeições em família.

 

Experiência

 

 

Ambiente também influencia

Um estudo publicado pelo jornal norte-americano “Appetite” mostrou que as pessoas tendem a modificar sua alimentação baseadas nas outras que estão à volta. Dentro de um restaurante, uma atriz em boa forma foi contratada para se passar por uma cliente. Após ela ter pedido uma massa, cerca de 31% dos clientes escolheram o mesmo prato. Em seguida, ela se serviu de salada e 43,5% também pediram o prato.

Outro estudo, do “New England Journal of Medicine”, descobriu que, se um amigo próximo se torna obeso, sua influência para que pessoas ao redor também engordem chega a incríveis 171%.

Além das pessoas do entorno, o lugar escolhido para comer pode influenciar diretamente nas escolhas alimentares. A pesquisa da Associação Americana do Coração apontou que as festas de aniversário representam as maiores tentações para fugir do cardápio ideal. Diante da fartura de doces e frituras, cada convidado tem o potencial de 40% de acabar com a dieta planejada da semana ou o corte de alimentos gordurosos naquele dia.

Por outro lado, o lugar que menos oferece risco para que os planos mudem é o carro. Cerca de 30% das pessoas que têm o hábito de comer dentro dos automóveis podem perder o controle sobre a sua própria alimentação.

 

Fonte      http://www.otempo.com.br/interessa/comer-sozinho-pode-ajudar-a-perder-peso-1.1447910




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados