Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
MORTO EM ASSALTO
15.01.2019 | 17h17 Tamanho do texto A- A+

Vídeo mostra vítima pedindo ajuda à esposa; Samu demora 20 min

Sede da unidade de atendimento fica a aproximadamente 450 metros do local do crime, no Bairro Consil

Montagem/MidiaNews

Empresário chegou a ser amparado pela mulher (no círculo) e levado para dentro de casa

Empresário chegou a ser amparado pela mulher (no círculo) e levado para dentro de casa

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Um vídeo feito pela câmera de segurança de um imóvel localizado na Rua Mirassol D’Oeste, no Bairro Consil, mostra o momento em que o empresário Adriano Figueiredo de Oliveira, de 38 anos, pede socorro à esposa após ser baleado por ladrões na manhã desta terça-feira (15).

 

O empresário foi atingido no peito e morreu minutos após um assalto ao Lava a Jato Pantanal. Ao presenciar os bandidos tentando roubar um carro no local, o homem jogou pedras em um deles, que revidou atirando.

 

As imagens, obtidas pelo MidiaNews, mostram ainda a demora de mais de 20 min para a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – cuja sede fica a aproximadamente 450 metros do local do crime.

 

No início do vídeo, é possível ver o homem descendo a Rua Mirassol D’Oeste, cambaleando e sendo acolhido pela sua esposa na porta de casa. A hora registrada na gravação é 6h01. Mas o relógio está uma hora atrasado por não ter sido atualizado para o horário de verão.

 

Na sequência, as imagens mostram a esposa conduzindo o empresário para dentro de casa e, segundos depois, saindo na porta, com o celular na mão e possivelmente pedindo socorro. Em seguida, ela entra na casa novamente. Neste momento, as câmeras marcam 6h02.

 

Após um minuto, um carro sedan branco passa na via e a mulher grita por ajuda. O carro fica parado por alguns segundos e, em seguida, segue viagem. Neste momento, vizinhos e populares saem à rua.

 

Quando a câmera marca 6h21, uma viatura da Polícia Militar chega ao local. Momentos depois, um segundo carro da PM também estaciona na porta da casa do casal.

 

O socorro médico, no entanto, é visto apenas três minutos depois, quando a primeira viatura do Samu chega na residência do empresário.

 

O tempo que se passa entre o momento em que o empresário desce ao encontro da mulher até a chegada da equipe médica é de 23 minutos.

 

O empresário é colocado dentro da viatura do Samu quatro minutos após a chegada dos paramédicos. No minuto seguinte, uma segunda viatura chega ao endereço.

 

Adriano Figueiredo foi levado ao Pronto Socorro de Cuiabá e morreu logo após dar entrada no hospital.

 

Veja o vídeo:

 

 

Entenda o caso

 

Conforme informações da Polícia Militar, um funcionário do lava a jato chegou para trabalhar pouco depois das 6h30, quando foi abordado por três criminosos.

 

Ele informou que os ladrões exigiam a chave de uma caminhonete S-10, porém ela estava quebrada. Então, os três ladrões roubavam um Gol. Neste exeto momento foram flagrados pelo empresário que estava praticando corrida, por volta das 7h.

 

Adriano, então, jogou uma pedra nos criminosos, que atiraram e acertaram-no no peito.

 

O funcionário contou aos policiais que chegou a ser espancado e ameaçado de morte. O proprietário também foi rendido e amarrado pelo trio.

 

De acordo com a Polícia Militar, o trio fugiu levando o Gol, que foi localizado pouco depois atrás da Loja Havan, na Avenida do CPA, em Cuiabá.

 

A Polícia Civil investiga o crime.

 

Outro lado

 

A assessoria de empresa da Secretária de Estado de Saúde emitiu nota afirmando que a equipe médica do Samu só pode se deslocar para o atendimento, após a confimação da Polícia Militar. "Por se tratar de uma situação de violência; sendo esse um procedimento padrão para não expor a equipe técnica do SAMU à situação de risco".

 

Confira nota na íntegra:

 

A Secretaria de Estado de Saúde informa que três equipes do SAMU foram deslocadas para o local da ocorrência do latrocínio no Bairro Consil, em Cuiabá, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 15.

 

O deslocamento das equipes somente foi possível após a confirmação da presença da Polícia Militar no local, por se tratar de uma situação de violência; sendo esse um procedimento padrão para não expor a equipe técnica do SAMU à situação de risco.

 

Informa que a primeira chamada foi registrada pelo SAMU às 07h07min da manhã e que desde então, o profissional médico prestou todas as orientações dos procedimentos básicos, por telefone, até a chegada da Polícia Militar e do devido isolamento da área em que ocorreu o crime.

 

O deslocamento das unidades avançadas do SAMU ocorreu 17 minutos após o registro da ocorrência e com o planejamento da logística de deslocamento, de acordo com norma prevista na Portaria 2048 de 2002, em caso de atuação conjunta com outras forças da área da Segurança Pública.

 

Por fim esclarece que a causa da morte da vítima do latrocínio não se deu em razão do tempo de deslocamento das equipes do SAMU até o local da ocorrência, mas sim pela gravidade dos ferimentos causados por arma de fogo.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Homem é morto ao tentar impedir roubo a lava a jato no Consil

 

Capturado após latrocínio, suspeito foge algemado de viatura

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Air Francisco Costa  16.01.19 10h52
O SAMU precisa ser reestruturado e passar por controle e avaliação, como todo o serviço público deste país.
43
0
Antonio  15.01.19 19h33
Samu está pedindo socorro há dias. Meses de salário atrasado, equipes desfalcadas e insuficientes, equipamentos em falta, medicamentos em falta. Servidores públicos denunciando o sucateamento, a má gestão de uma empresa que, com a conivência do Governo do Estado, lucrou muito em cima do trabalho de gente que ralou muito pela sociedade. Taí o resultado.
50
2