ENQUETES

Você vai assistir ao horário eleitoral gratuito na TV?

PUBLICIDADE

Cotidiano / VALORIZAÇÃO
10.08.2018 | 16h30
Tamanho do texto A- A+

Palestra discute o papel do professor na formação integral dos alunos

Em Cuiabá, cinco unidades da rede municipal de Educação participam do Programa 'A União faz a Vida'

DA REDAÇÃO

“Saberes e Afeto na Prática Educativa” foi o tema da palestra proferida nesta quinta-feira (9), no Hotel Fazenda Mato Grosso, pela doutora em Educação, mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e assistente social, Emília Cipriano Sanches.

 

Cerca de 600 diretores, coordenadores pedagógicos, professores e Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs), da rede municipal de Educação de Cuiabá, participaram da iniciativa que integra as ações do Programa A União faz a Vida, implementado no município, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o banco Sicred.  

 

Emília Cipriano explicou que a palestra trata do que é ser professor, de como se dá o processo ensino/aprendizagem e das relações humanas. Para ela, a partir dos fazeres docente e discente é que se constroem os saberes.

 

“Ninguém nasce educador. A pessoa se faz educador, se forma como educador permanentemente, na prática e na reflexão da prática, como dizia Paulo Freire. A ideia freiriana, na verdade, está mais atual que nunca. Não podemos ter uma educação bancária temos que buscar uma educação emancipatória, que leve o indivíduo a um protagonismo, a se sentir sujeito da sua história”, destacou a pedagoga.

 

Ela ressaltou, no entanto que esse processo precisa ser feito com afeto. Não o afeto piegas, mas o afeto de quem ama, cuida, olha e vê as condições concretas da vida, do aluno e de sua família.

Durante duas horas Emília Cipriano falou sobre as suas experiências como professora, e o papel do educador no atual contexto da Educação e do quanto o profissional é importante para a formação do ser humano cooperativo.

 

“Numa sociedade com contradições e conflitos, o professor tem papel decisivo. Portanto precisamos reconhecer e valorizar esse profissional que é um gestor de sonhos, um construtor de identidades humanas, alguém que funda mundos e que abre horizontes. E, é nessa perspectiva que o Programa A União faz a Vida, traz a discussão da cidadania e da cooperação que tem que nascer das relações humanas”, salientou Emília Cipriano.

 

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, representando o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, acompanhou a palestra. “Temos hoje um processo de planejamento estratégico intenso em relação às unidades que integram a rede municipal de Educação e o programa contribui com esse trabalho, na perspectiva do alcance da aprendizagem das crianças e na formação dos nossos profissionais”, salientou.

 

Para o diretor da EMEB Vereador Paulo de Campos Borges, localizada no Residencial Marechal Rondon, e que ainda não aderiu ao programa, Anderson de Souza Santana, a palestra é importante para que o profissional repense a sua prática no dia a dia e a forma de lidar com as pessoas e os alunos. “É um chamado para que todos possamos nos ressignificar como seres humanos e como profissionais e tentar o novo, a partir das nossas experiências”.

 

A diretora da EMEB Henrique da Silva Prado, Edenilza Terezinha de Moraes, com 370 alunos, e que há três anos participa do programa, sente a mudança na participação maior dos alunos, nas atividades e projetos propostos pela escola. 


“A cooperação entre os profissionais, as crianças e a comunidade escolar é muito presente. Valores como cooperação e união estão muito fortalecidos. Na prática pedagógica o programa veio somar ao projeto proposto pela escola porque é por meio dos projetos que desenvolvemos toda a aprendizagem e conhecimento. Me emocionei por várias vezes durante a palestra. Vimos que estamos no caminho certo. Temos que acreditar que é possível transformar a sociedade”, salientou.

 

Programa

 

Em Cuiabá, cinco escolas da rede municipal de Educação participam do Programa A União faz a Vida. O programa visa desenvolver os princípios de cooperação, cidadania e protagonismos nas crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa, buscando uma educação integral dos alunos, a partir de uma proposta metodológica que torne as aprendizagens mais significativas.

 

As escolas que integram o Programa União Faz a Vida em Cuiabá são as EMEBs: Antônio Ferreira Valentim, Tenente Octacílio Sebastião da Cruz, Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas e Senador Darcy Ribeiro.




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web