VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO
Cerca de 30 pessoas, entre crianças e adultos, passaram mal após uma festa infantil realizada na terça-feira (4), em Cuiabá. A causa do incidente teria sido a água da região, que estaria contaminada.
A festa foi realizada para comemorar os seis anos de uma criança, no Felici Buffet, das 16h às 20h30. Entre os convidados, estavam diversas crianças, muitas delas acompanhadas pelos pais.
Ao
MidiaNews, a advogada Gisele Nascimento, que levou os filhos trigêmeos à comemoração, disse que os sintomas da intoxicação surgiram na quarta-feira (5).
“No dia seguinte à festa, os meus filhos começaram a reclamar de dor de barriga e vomitaram muito. O estado de saúde deles foi piorando, e eu tive que levá-los ao médico”, disse.
A constatação de que havia algo estranho que fez mal às crianças teria surgido após a advogada comunicar outras mães, que também estiveram presentes no evento, sobre o ocorrido.
“Quando avisei para as outras mães sobre o mal-estar dos meus filhos, elas começaram a relatar que os delas também não estavam se sentindo bem”, disse.

"No dia seguinte à festa, os meus filhos começaram a reclamar de dor de barriga e vomitaram muito. O estado de saúde deles foi piorando, e eu tive que levá-los ao médico"
A mãe relatou que grande parte das crianças que estavam no aniversário foi encaminhada a hospitais, com os mesmos sintomas.
“Algumas crianças tiveram que ficar internadas por causa disso. Outras tomaram soro, medicação e tiveram alta”, afirmou.
As mães das crianças afirmam que também sofreram de diarreia, vômito e dores de cabeça.
“Ontem, as mães começaram a passar mal também. Por termos resistência maior, demoramos mais para apresentar mal-estar”, disse.
A advogada acredita que o mal-estar tenha ocorrido em razão da água, que teria sido distribuída durante a festa.
“Muitas das mães acreditam que foi a água que causou tudo isso”, disse.
Vigilância investigaA Vigilância Sanitária do Município está investigando o caso. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o local foi inspecionado na quinta-feira (6) e as investigações deverão ser concluídas na próxima semana.
A princípio, porém, a pasta acredita que a causa da intoxicação dos convidados da festa realmente tenha sido a água da região.

"O cano que abastece a região apresentou problemas e teve que ser colado. A informação que eu tive foi de que esse conserto acabou prejudicando a qualidade do abastecimento de água"
A Secretaria de Saúde também afirmou que irá investigar os hospitais que receberam os pacientes com mal-estar, por não terem notificado sobre o caso.
De acordo com a pasta, em casos como esse, é importante que as unidades de Saúde informem a secretaria para que a Vigilância Sanitária seja acionada para averiguar o estabelecimento.
Outro ladoO proprietário do Felici Buffet, Paulo Vítor, negou que qualquer comida do local tenha ocasionado os problemas de saúde nos convidados. Ele acredita que a água causou o incidente com os convidados.
“Sempre utilizamos garrafões d’água para servir os convidados, mas, desta vez, provavelmente, os garçons devem ter utilizado água do filtro”, disse.
O empresário afirmou que grande parte das pessoas que beberam a água da região, incluindo pessoas que trabalham em prédios próximos e frequentadores de uma academia, passou mal.
“Acreditamos que a situação tenha sido causada pela água, porque todos os habitantes da região próxima ao buffet também passaram mal”, afirmou.
Paulo Vítor relatou que um conserto do abastecimento de água teria comprometido a qualidade do líquido.
“O cano que abastece a região apresentou problemas e teve que ser colado. A informação que eu tive foi de que esse conserto acabou prejudicando a qualidade do abastecimento de água”, explicou.
Já a CAB Cuiabá afirmou, em nota, que equipes técnicas coletaram e analisaram a água fornecida pela concessionária ao Buffet.
"O resultado das análise comprova que a água fornecida pela CAB Cuiabá e coletada no cavalete da empresa encontra-se dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde", disse.
"Sobre o vazamento ocorrido e reparado na região, a CAB Cuiabá informa que o mesmo não tem correlação com a situação verificada no Felici Buffet", completou.