ENQUETES

Você é a favor ou contra O FIM do estatuto do desarmamento?

PUBLICIDADE

Cotidiano / RECURSO FEDERAL
13.10.2017 | 08h03
Tamanho do texto A- A+

Obras paralisadas são retomadas pela Prefeitura de Cuiabá

Apenas na área da saúde são mais de 40 obras interrompidas

Gustavo Duarte/ Prefeitura de Cuiabá

Clique para ampliar

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início da retomada das obras paralisadas, identificadas após um levantamento completo realizado este ano pela Prefeitura de Cuiabá. 

 

A medida foi anunciada pelo gestor nesta terça-feira (10) em reunião com a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, e os secretários municipais de Educação e Obras Públicas, Rafael Cotrim e Vanderlúcio Rodrigues, realizada para definir o cronograma de reinício e entrega das estruturas inacabadas. 

 

O ato cumpre com o compromisso firmado pelo prefeito, ao assumir o Executivo, de dar prosseguimento aos trabalhos não finalizados nos anos anteriores, dando celeridade no andamento e evitando que a população fosse prejudicada.

 

As três áreas constatadas com um maior número de obras pendentes foram das pastas da Educação, Saúde, e Cultura, Esporte e Turismos. Ele explica que as edificações receberam investimentos federais e corriam riscos de perda desses recursos. 

 

Todavia, a partir de várias articulações junto ao Governo Federal, a atual gestão conseguiu evitar o cancelamento desses repasses e dar seguimento aos trabalhos.

 

“É importante ressaltar que, por conta do longo tempo de paralisação, essas obras ficaram com os preços desatualizados, exigindo que um novo cronograma físico e financeiro fosse feito. Houve um aumento na contrapartida do Município, mas foi um esforço necessário para não deixar esse prejuízo para o cidadão”, explicou Emanuel.

 

Na Secretaria de Educação são três obras. Dessas, duas já foram regularizadas e estão sendo retomadas, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), nos bairros Recanto do Sol e CPA III. Também na Educação, a Creche Mariana Fernandes Macedo, localizada no bairro Dom Aquino, encontra-se em fase de trâmite burocrático dentro da Prefeitura. Na pasta de Cultura, Esporte e Turismo, o Centro de Cultura da Juventude, no Jardim Passaredo, também está em processo de resolução burocrática.

 

A Secretaria de Saúde foi a que mais apresentou demanda deste tipo, sendo 21 totalmente paralisadas e 23 não iniciadas. Dentro do campo da saúde, o prefeito ainda determinou o reinício das obras do novo Pronto Socorro e também da reforma do atual. No local foi realizada a reestruturação da recepção, do 4ª andar, e o mesmo processo está sendo executado nas enfermarias.

 

Além disso, existiam ainda outras 12 obras encontravam-se em estágio inativo, mas logo no início de 2017, foram atualizadas e encaminhadas para processo de licitação. Nesse grupo, o procedimento administrativo para licitação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi finalizado e as obras irão iniciar ainda neste mês. As UBS se encontram nos bairros Parque Ohara, Jardim Jockey Club, Residencial Itapajé, Ouro Fino e São João Del Rey.

 

 




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados