Cuiabá, Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018
CINCO MESES DE OBRA
14.03.2018 | 08h57 Tamanho do texto A- A+

Obra da Praça Ipiranga deve ser finalizada em abril

O programa de revitalização contemplou as praças Alencastro e Popular

Luiz Alves/ Prefeitura de Cuiabá

DA REDAÇÃO

Iniciada pela Prefeitura de Cuiabá em outubro de 2017, a obra de revitalização da Praça Ipiranga segue avançando de acordo com o programado para ser entregue no mês de comemoração dos 299 anos da capital mato-grossense.

 

Considerado um dos locais mais movimentados da cidade, a Ipiranga está passando por um completo processo de recuperação, como parte da proposta de resgate do Centro Histórico, desenvolvida a partir da reestruturação de espaços tradicionais na vida da população cuiabana.

 

O programa de revitalização contemplou inicialmente as praças Alencastro e Popular e, ao longo dos próximos anos, deve abranger ainda a Maria Taquara e a Oito de Abril. Na Ipiranga, os cerca de 15 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta responsável pela execução da obra em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, encontram-se distribuídos na realização dos serviços de reforma do coreto, restauração do chafariz,  e construção dos canteiros de jardinagem

 

“Temos um compromisso de entregar a área totalmente revitalizada até o final de abril e estamos tomando todas as medidas necessárias para devolver uma nova praça para a população. Até o momento já trabalhamos na recuperação de meio-fio, de canteiros, começamos a revitalizar o coreto, o chafariz. Portanto, a população pode ficar tranquila que irá receber um espaço completamente reformado, com todo cuidado e beleza que Cuiabá merece”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

 

Buscando garantir toda a preservação do patrimônio histórico e, ao mesmo, ofertar uma maior comodidade para os milhares de cuiabanos que passam diariamente pela região, o trabalho na praça assegura também a importante etapa de jardinagem e paisagismos, onde a arborização será feira com espécies do tipo Flamboyants, Oitis, Palmeiras e Ipês.

 

Além disso, a obra compreende melhorias na parte de instalação elétrica e iluminação, e reconstrução das calçadas com rampas de acesso e piso tátil.

 

A obra na Praça Ipiranga engloba ainda a edificação de um banheiro público. De acordo com Stopa, o banheiro contará com os cuidados de servidores da Secretaria, que realizarão a manutenção diária no espaço oferecido de maneira gratuita para toda população. Outro importante fator destacado pelo gestor é revitalização do chafariz, garantindo o pleno funcionamento da estrutura.

 

“A construção do banheiro está em fase adiantada e logo devemos iniciar a colocação de pisos. Já no caso do chafariz, estamos tomando todas as medidas para que ele volte a funcionar. A estrutura estava completamente danificada e entupida, impedindo há anos que a água jorrasse. Todo esse trabalho está sendo feito respeitando os requisitos de preservação de um patrimônio que faz parte da nossa história”, finalizou o titular da pasta de Serviços Urbanos.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

wagner diamond  14.03.18 11h28
Só espero que não faço com a praça Ipiranga o mesmo que fizeram com a do porto, concreto pra todo lado, impossível alguém ficar ali, a cidade que antes tinha o titulo de cidade verde, pergunto, onde esta o verde? Espero que os celebres paisagistas façam valer o antigo titulo, merecemos uma praça com cara de praça, e não uma calçada sem cor e ser brilho, fritando as pessoas no calor. Fica a dica.
4
0