ENQUETES

Como você avalia o atendimento do Detran-MT?

PUBLICIDADE

Cotidiano / LUTO NA CUIABANIA
18.06.2017 | 14h20
Tamanho do texto A- A+

No velório, amigos e parentes relembram caráter de Aecim Tocantins

Aecim teve uma parada cardíaca neste domingo (18); ele estava internado desde quinta-feira (15)

MidiaNews

Clique para ampliar

Ex-prefeito e professor Aecim Tocantins, 94 anos

RONALDO PACHECO
DO OLHAR DIRETO

Centenas de familiares, parentes, amigos e autoridades compareceram à Capela Jardins, em Cuiabá, neste domingo (18), para o último adeus ao ex-prefeito e professor Aecim Tocantins, 94 anos, que morreu na última madrugada, vítima de parada cardíaca e septicemia (infecção geral grave do organismo). 

“Toda despedida é dolorosa, principalmente por ser um pedaço da vida que deixamos pra trás perdendo”, afirmou o alfaiate Antônio Pedroso Dias, 99 anos, responsável pelos cortes das roupas de Tocantins, principalmente blazers e calças, por mais de meio século. Pedroso recordou a simplicidade do cliente ilustre, que, não raras vezes, pagava roupas para outros amigos que não tinham condições.

O desembargador Sebastião Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, recordou que foi trabalhar com Aecim Tocantins ainda na adolescência, como office boy. 

“O professor Aecim dizia: a dignidade de um homem não está naquilo que os outros pensam nem em seus bens, mas em sua vida de caráter irreparável. Era um exemplo que todos deveriam seguir”, afirmou Sebastião Moraes. O desembargando entende que Tocantins é um exemplo que deveria ser seguido.

O procurador geral de Justiça, Mauro Curvo, disse que professor Aecim faz muita falta para a vida pública de Mato Grosso, num momento em que há aridez de bons exemplos. “Ele representou o verdadeiro homem público. Honesto, probo e preocupado com a sociedade que vivia. Certamente, Mato Grosso perde uma referência”, sentenciou Curvo.

O professor Aecim dizia: a dignidade de um homem não está naquilo que os outros pensam nem em seus bens, mas em sua vida de caráter irreparável


Amigo de longa data, o ex-governador Júlio Campos (DEM) lembrou que Aecim deu importante contribuição para Mato Grosso. “Estamos do todos de luto, mas fica o seu exemplo de trabalho e honradez”, disse Campos.

Amigo da família de longa data, o arcebispo emérito de Cuiabá, dom Bonifácio Piccinini, esteve no velório para celebrar a cerimônia final. “Era um bom homem. Bom pai de família. Bom Católico. Está nos braços do Altíssimo”, afirmou dom Bonifácio.

O filho Mário Luiz Correa Tocantins explicou que o pai vinha tratando da saúde há tempos, mas o quadro se agravou, na semana passada. “Ele teve pneumonia e foi internado. Depois, houve o problema no intestino. Os médicos optaram pelo tratamento clínico, por causa do histórico de cardiopatia, pois tinha duas pontes de safena e três stents no coração. Lutou muito [pela vida] até a madrugada deste domingo”, explicou Mário Luiz.

Aecim Tocantins foi professor, prefeito de Cuiabá (1961) e ministro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), cargo correspondente ao de conselheiro, atualmente. Também era escritor e membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGM). Deixou a viúva dona Célia Corrêa Tocantins, a popular Celita, e dois filhos – Mário Luiz e Maria Luíza.

O velório está sendo realizado na Capela Jardins, na sala das Orquídeas, no bairro Bandeirantes, na Capital. O enterro está previsto para acontecer às 16 horas, no Cemitério da Piedade, area central de Cuiabá.




Clique aqui e faça seu comentário


1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

MAURILIO COSTA  19.06.17 08h41
INFELIZMENTE,TEMOS QUE PASSAR POR ESSA ETAPA, MAS COM CERTEZA CUIABÁ E MATO GROSSO PERDE PARTE DE SUA HISTORIA, COM A PASSAGEM DO PROFESSOR AICIM TOCANTINS,PESSOA DE CARÁTER ILIBADO,IDÔNEA E MORAL INQUESTIONÁVEL, SEMPRE A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR AS PESSOAS, VALORES ENCONTRADO EM POUCOS. FICA AQUI O NOSSO PESAR,E QUE DEUS CONFORTE A FAMILIA E AOS AMIGOS.
2
1

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados