ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Cotidiano / DOE VIDA
20.04.2017 | 08h27
Tamanho do texto A- A+

MT Hemocentro precisa de sangue RH negativo

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos

Gcom-MT

Clique para ampliar

O atendimento ao público no MT-Hemocentro durante o feriado nacional segue até quinta-feira (20), das 07h às 17h30

DA REDAÇÃO

A direção do MT Hemocentro, único banco de sangue público do Estado, pede a todos os doadores regulares e eventuais que procurem a unidade, pois é necessário manter o estoque para atender a grande demanda do feriado prolongado de Tiradentes. A preocupação é com a necessidade por transfusões nos hospitais públicos e serviços de urgência e emergência, já que o local atende os 141 municípios de Mato Grosso.

 

A Gerente de doação de sangue, Juliana Silva, explica que durante todo período de feriado prolongado as doações caem e que a grande preocupação é com a falta de sangue fator RH negativo.

 

“Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas precisamos que os doadores RH negativo venham, porque nosso estoque está abaixo do normal e os tipos sanguíneos fatores negativos são os mais utilizados em doações,” explicou Juliana.

 

Condições para doar sangue

 

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

 

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

 

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

 

Durante a doação, são retirados até 450 ML de sangue, que pode salvar até quatro vidas. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano - homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

 

Atendimento no feriado Nacional de Tiradentes

 

O atendimento ao público no MT-Hemocentro durante o feriado nacional segue até quinta-feira (20), das 07h às 17h30. Na sexta-feira (21) a unidade estará fechada retornando na segunda. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá. O contato do MT-Hemocentro é o 65- 3623-0044.

 

Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atenderá de segunda a quinta-feira, das 08h às 16h30. O endereço é Rua General Vale, 182. Bairro Bandeirantes. Telefone: 65- 3324-1062.

 

Ajude o Banco de Sangue Público a salvar vidas: Doe sangue! Doe vida.




Clique aqui e faça seu comentário


1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

PAULO  20.04.17 12h52
deveria dar um atendimento melhor as pessoas que estão dispostas a doar, e também melhorar as estruturas dos locais de doações.
1
0

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados