Cuiabá, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
CRISE NA SAÚDE
13.11.2018 | 10h14 Tamanho do texto A- A+

Médicos do Hospital Regional de Rondonópolis param de atender

A decisão afeta mais de 500 mil pessoas; unidade atende 19 municípios da região Sul do Estado

Reprodução

A fachada do Hospital Regional de Rondonópolis: médicos cruzam os braços

A fachada do Hospital Regional de Rondonópolis: médicos cruzam os braços

DA REDAÇÃO

Os médicos que trabalham no Hospital Regional de Rondonópolis decidiram, em reunião realizada nesta segunda-feira (12), pela paralisação dos serviços.

 

A justificativa é de que há precariedade devido à falta de insumos, assim como atrasos de até quatro meses nos pagamentos dos profissionais.

 

A unidade é referência em média e alta complexidade para 19 municípios compreendidos pela região Sul do Estado. A decisão afeta mais de 500 mil pessoas.

 

De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Pedro Maggi, a situação se tornou insustentável após sucessivos atrasos nos pagamentos da Instituição Gerir, que administra o Hospital por meio de dispensa de licitação, uma vez que se trata de um contrato emergencial. 

 

“Existe um limite. E esse limite foi ultrapassado. Não há mais condições para se trabalhar sem material, tampouco sem receber”, pontuou.

 

Segundo o médico, o Gerir teria informado aos médicos que não tem conseguido cumprir com a regularidade dos pagamentos devido aos constantes atrasos nos repasses de recursos provenientes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

 

“Fato é que a precariedade consta desde o contrato com esta empresa, por meio de dispensa de licitação. E ainda o Governo atrasa os repasses. E quem paga o preço é a população, que não pode contar com um atendimento digno”.

 

Em entrevista à imprensa local nesta segunda, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), afirmou que o Estado passou o dinheiro para o Instituto. Contudo, este estaria se negando a realizar os pagamentos. 

 

“Sendo assim, chamei eles para buscar um entendimento junto com o Ministério Público para poder comprar insumos com dispensa de licitação, em caráter de emergência”.

 

Hospital Regional

 

De acordo com o Instituto Gerir, o Hospital tem capacidade para atender cirurgias nas especialidades de buco-maxilo, infantil, geral, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinologia, plástica, proctologia, torácica, urologia, vascular. 

 

A unidade hospitalar tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas especialidades de angiologia, endocrinologia, infectologia, nefrologia e neurologia. 

 

São 128 leitos ativos, 545 cirurgias por mês. A média de atendidos mensal é de mil pacientes.   

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia