ENQUETES

Após a operação da PF, você vai parar de comer carne da Sadia, Perdigão, Friboi e Seara?

PUBLICIDADE

Cotidiano / XINGAMENTOS
10.01.2017 | 17h11
Tamanho do texto A- A+

Mato-grossense do "The Voice Kids" é vítima de racismo

Franciele Fernanda, que é de Araputanga, foi alvo de ataques racistas após se apresentar no programa

Alessandro Ferreira/G1

Clique para ampliar

Cantora mirim foi com a mãe à DRCI para registrar queixa

ALESSANDRO FERREIRA
DO G1/RJ

A jovem Franciele Fernanda da Silva Cruz, de 14 anos, esteve na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio, na Zona Norte, na tarde desta terça-feira (10) para registrar uma queixa contra um homem que a atacou com comentários racistas em redes sociais.

 

A menina foi agredida depois de sua estreia no programa The Voice Kids, quando cantou uma música de Milton Nascimento e atraiu a atenção do próprio compositor, que a elogiou em sua conta no Facebook.

 

A cantora foi ofendida em vários comentários feitos num post de Milton Nascimento, que havia elogiado sua performance cantando 'Maria Maria'. Franciele disse ter ficado muito triste e indignada ao ler as postagens racistas, feitas por um mesmo usuário.

 

"Fiquei muito feliz quando vi o post do Milton, ainda nem tive coragem de escrever agradecendo a ele. Depois vi as ofensas e fiquei triste, mas também indignada, por isso disse para minha mãe que queria fazer uma denúncia disso. E que outras vítimas, como eu, se inspirem para denunciar também", contou Franciele.

 

Mãe da menina, Irineia Prates da Silva, de 35 anos, disse que nunca havia acontecido nada semelhante com sua família desde que chegaram ao Rio, em fevereiro de 2016.

 

Ela e a filha vieram em busca de oportunidades e de aprimoramento profissional para a jovem, deixando para trás a pequena Araputanga, a 400 km de Cuiabá (MT).

 

Reprodução/Facebook

ofensa the voice

Post ofensivo foi feito em rede social

 

"Primeiro pensei que era coisa de crianças, mas quando vi que um homem adulto estava fazendo isso fiquei muito chocada e resolvi apoiar minha filha. Nunca passamos por isso aqui ou em nossa terra natal, é tudo muito triste", disse ela.

 

Professor de canto de Franciele, Diego Timbó contou ainda que o agressor chegou a ser alertado por internautas sobre seu comportamento, mas rebateu as críticas dizendo que não estava cometendo crime de racismo.

 

"Ele parece não entender que sua conduta é criminosa, então viemos apoiar a Franciele para que ele aprenda. O que ele fez é, sim, crime", afirmou.

 

Confira abaixo a homenagem de Milton Nascimento à Franciele Fernanda:

 




Clique aqui e faça seu comentário


4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eduardo  11.01.17 13h23
De boa, hoje o mundo está muito vitimizado, sou casado com uma morena não tenho preconceito nenhum, nesse comentário desse rapaz não vejo esse racismo que falaram, essa palavra neguinha utilizada por ele para mim foi mais no contexto de falar essa menina, de apontar uma pessoa e não no racismo. Se ao invés de morena ela fosse branca ninguém iria falar que era racismo e sim apenas uma expressão de chamar alguém, mas quando se a pessoa é morena já vem pro racismo, meu Deus parem com essa vitimização. Ele foi infeliz de utilizar essa palavra que acabou caindo em outra forma de interpretação. Para mim a expressão dele nada mais foi de não ter gostado dela cantando e achou que os críticos deveriam ser melhores, eu não concordo com ele, mas esse é o pensamento dele.
2
3
Joamir Barbosa   11.01.17 00h08
Franciele, você ê um show !
45
0
Cintia Graziela Farias   10.01.17 19h28
Você nasceu para brilhar e MT não poderia estar tão bem representada...Parabéns minha queria Maria Maria linda como a música do nosso querido e amado Milton
46
0
Luan Arruda  10.01.17 17h52
Com essa voz o Mato Grosso se emociona, estamos bem com essa "Maria". Avante Princesa, vida longa. Quanto ao energúmeno que teceu comentários impróprios, esse já já estado sepultado na vala dos ignóbeis.
36
0

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados