ENQUETES

Qual sua expectativa sobre a seleção brasileira nesta Copa?

PUBLICIDADE

Cotidiano / JOGO DA MENTE
23.11.2017 | 17h35
Tamanho do texto A- A+

Cuiabana sobe no pódio do xadrez em jogos escolares

O jogo teve crescimento de 87% na participação das cidades as etapas regionais

Reprodução

Clique para ampliar

Natasha ganhou medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2017

DA REDAÇÃO

Natasha Alejandra Silva, uma cuiabana de 16 anos de idade e estudante de eletroeletrônica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), conquistou medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, na categoria A (para atletas de 15 a 17 anos), que ocorre de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF).

 

Segundo ela, que tem três irmãos, um pai professor da UFMT e uma mãe empresária, essa não é a primeira medalha da carreira de enxadrista.

 

“O jogador de xadrez precisa ter um psicológico frio e calculista para não deixar que problemas externos atrapalhem seu jogo. É dessa maneira que faço nos torneios que disputo. Treino vendo vídeos aulas e reproduzindo no tabuleiro físico. E já conquistei outras medalhas, como bronze no JIFs estadual, prata no JIFs regional, prata no JIFs nacional, bronze no Federal Chess e agora esse bronze no nacional dos Jogos Escolares. Além de outras medalhas por equipe”, diz Natasha.

 

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Cleiton Marino Santana, o xadrez teve crescimento de 87% na participação das cidades nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Escolares da Juventude, na comparação de 2016 com 2017. E, segundo ele, em 2017, a quantidade de alunos envolvidos aumentou em 153%, na comparação com o ano anterior. O que demonstra a expansão da modalidade esportiva dentro do estado.

 

“O xadrez tem crescido no Estado pelo grande desenvolvimento e engajamento dos professores que trabalham com o xadrez nas escolas. E a federação tem feito vários cursos de capacitação e treinamento para melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Isso tem dado certo e os números de 2016 e 2017 indicam um crescimento de 87% de participação das cidades e 159% de atletas nos Jogos Escolares da Juventude, na fase estadual”, comenta o presidente.




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados