ENQUETES

Você acha que os políticos, conselheiros e empresários alvos da PF serão condenados?

PUBLICIDADE

Cotidiano / EM CONSTRUÇÃO
13.09.2017 | 09h04
Tamanho do texto A- A+

Cuiabá deve ter 1º ponto de ônibus climatizado movido à energia solar

Estação Alencastro deve ser concluída até o final deste ano, segundo Semob

Reprodução/TVCA

Clique para ampliar

Imagem mostra como deve ficar a estação depois de pronta

DO G1

O ponto de ônibus localizado em frente à Praça Alencastro, na região central de Cuiabá, está desativado desde a semana passada para a construção da primeira estação climatizada da cidade.

 

A obra, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deve custar R$ 634 mil. A previsão é que o projeto seja concluído até o final deste ano.

 

Em Cuiabá, tem 2.400 pontos de ônibus, mas apenas 800 possuem abrigo, de acordo com a Semob. Com isso, os usuários do transporte público ficam expostos ao sol e à chuva enquanto esperam pelo ônibus.

 

De acordo com o diretor da Semob, Nicolau Budib, a previsão é de que outros pontos climatizados sejam instalados na capital.

 

“É uma estação climatizada, autosustentável, porque usará energia solar. É a primeira de outras que poderão ser instaladas na região central”, explicou.

 

Segundo Nicolau, os problemas estruturais do transporte público da capital serão resolvidos com uma nova licitação. Na atual concessão consta que as empresas de ônibus são obrigadas a construir ou reformar 25 pontos por ano.

 

Segundo Nicolau, os problemas estruturais do transporte público da capital serão resolvidos com uma nova licitação. Na atual concessão consta que as empresas de ônibus são obrigadas a construir ou reformar 25 pontos por ano.

 

“Os contratos que regem a atual concessão já não atendem as necessidades de uma cidade que cresceu muito”, avaliou.

 

 

Ônibus climatizados
 

 

Atualmente, apenas 21% que operam no transporte coletivo de Cuiabá, que tem atingido 40º C com frequência, possuem ar-condicionado, segundo a Semob. De 364 veículos, apenas 80 têm ar-condicionado. A frota atende cerca de 240 mil passageiros diariamente.

 

De acordo com a prefeitura, a previsão é de que 80% dos veículos sejam equipados com ar-condicionado até o final da gestão do atual prefeito Emanuel Pinheiro, em 2020.




Clique aqui e faça seu comentário


10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Bianca  14.09.17 11h53
Nem Curitiba que é uma cidade modelo, planejda tem isso. agora aqui em Cuiabá com tanta coisa pra ser feita? Vai ficar é fedendo, os noiados vão passar a noite lá no arzinho...kkkk..épracabá..kkk
1
1
adriana  14.09.17 11h46
Se melhorassem as condições do onibus, colocando ar nos mesmos, e aumentando o numero de veículos não haveria necessidade de ficar muito tempo esperando no ponto, as vezes fico no ponto mais de 1 hora correndo risco de vida a merce dos marginais.
0
0
JOAO BATISTA  14.09.17 10h33
Acho interessante o interesse dos Prefeitos em pontos de ônibus. Na gestão anterior, o Mauro Mendes trocou os pontos de ônibus, que não protegem ninguém do sol ou chuva. E agora neste gestão o Emanuel Pinheiro quer colocar ponto de ônibus climatizado. Porque ele não prioriza que todos os ônibus sejam climatizados, ai sim, seria uma solução efetiva. Poderíamos nos perguntar, de quem são estas empresas que fornecem este tipo de serviços? Alguém com certeza está ganhando e com certeza não é a população. Onde está o MP que não investiga isso? E dá um basta neste desperdício de dinheiro público?
5
0
PALHARES  14.09.17 09h57
por que ao inves de gastar dinheiro com pontos de onibus futuristas voces do poder publico não troquem essa frota de lixo que roda por cuiaba, se voces não sabem do que estou falando, utilizem os onibus que servem todo o coxipo que voces vão vão o lixo que esta aquilo. e por que essa empresa norte sul segue dominando todo o coxipo com esse pessimo serviço??
1
0
Rodrigo  13.09.17 16h05
Não que a ideia seja ruim, porem só vai servir pra assaltos, morador de rua e vendedor ambulante. Pra quem é da época do terminal da Bispo sabe do que estou falando. Não precisava de ambiente climatizado pra ter brigas e assaltos por la, quem dirá agora que vai ser um ambiente fechado. Coloca ar-condicionado nos ônibus que com certeza não vai ser o mesmo arrependimento dessa construção.
38
4

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados