Cuiabá, Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
AGROPRODUÇÃO/SOJA
06.10.2018 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Soja: Relação de troca por insumos está ligeiramente favorável para o produtor em 2018

França Júnior explica que a relação de troca nada mais é que o cálculo de quantas sacas de soja são necessárias para a aquisição de alguns dos principais insumos [sementes, defensivos, fertilizantes, etc.] usados no processo produtivo do grão

Divulgação do Portal do Agronegócio

do Portal do Agronegócio

A relação de troca da soja pelos principais insumos utilizados na cultura está ligeiramente favorável para o produtor rural em 2018, aponta relatório do analista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Júnior, considerando dados de agosto nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

 

França Júnior explica que a relação de troca nada mais é que o cálculo de quantas sacas de soja são necessárias para a aquisição de alguns dos principais insumos [sementes, defensivos, fertilizantes, etc.] usados no processo produtivo do grão.

 

Inicialmente, o analista pontua que diferentemente de 2017, observa-se uma heterogeneidade nos resultados das relações de troca da soja neste ano. No entanto, apesar do cenário misto, França Júnior destaca que na maioria dos casos, a oleaginosa vai ganhando poder de compra no mercado de insumos na comparação com igual período do ano passado.

 

"Em relação ao padrão histórico, também há um comportamento misto, mas igualmente pendendo positivamente para o produtor", diz.

França Júnior assinala que os preços dos insumos registraram valorização neste ano em relação a 2017, o que, naturalmente, repercute em aumento nos custos de produção.

 

Todavia, acentua o analista, a elevação nos preços domésticos da soja - que atingiu o pico nas últimas semanas - é o principal fator dominante para as relações de troca da oleaginosa estarem favoráveis ao produtor.

 

 

Fonte      https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/soja-relacao-de-troca-por-insumos-esta-ligeiramente-favoravel-para-o-produtor-em-2018-176768




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia