ENQUETES

Você é a favor ou contra a saída de Blairo Maggi da política?

PUBLICIDADE

Agronegócios / EVENTO
26.07.2017 | 16h13
Tamanho do texto A- A+

Profissionalização da gestão e governança corporativa ganham espaço no campo

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas

DA ASSESSORIA

Poderio comprovado em números. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou um forte crescimento de 13,4% no primeiro trimestre de 2017 em comparação ao anterior – a maior expansão em mais de 20 anos. Tal avanço puxou, inclusive, a alta de 1% da economia brasileira no primeiro trimestre, após oito seguidos de queda.

 

Mais do que isso: números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o agronegócio liderou em junho a oferta de vagas com 36.827 novos postos de trabalho.

 

Por trás desse setor bilionário, que é carro-chefe da expansão da economia nacional, estão propriedades rurais, empresas e cooperativas que começam a buscar a governança corporativa para atingir novos patamares de gestão – aumentando também sua rentabilidade e longevidade.

 

Em Mato Grosso, este quadro não é diferente: produtores rurais estão profissionalizando o comando, originalmente familiar, desenvolvendo processos e mecanismos baseados nestes pilares.    

 

Conforme explica a consultora empresarial Lorena Lacerda, presidente do Grupo Valure, este é um tema que tem se fortalecido na pauta do agronegócio nos últimos tempos. Tanto que muitas instituições já estão experimentando o poder da gestão e da governança em seus negócios e sentem na pele o quanto isto tem agregado para que obtenham melhores resultados.

 

“Este ano, por exemplo, a Girassol Agrícola – um dos maiores grupos do agronegócio no país – inovou em seu tradicional ‘Dia de Campo’ ao proporcionar uma palestra sobre ‘Os Desafios da Gestão e Governança Para o Agronegócio’. Isto, além dos conteúdos técnicos sobre produtividade e afins. O grupo englobou desde o pequeno até o grande produtor, pois reconhece o quanto este tema é imprescindível para a continuidade dos negócios hoje em dia”, pondera.  

 

Governança corporativa

 

A governança corporativa pode ser definida como um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas – envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

 

Lorena ressalta que, tanto no agronegócio quanto em outros setores, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de curto, médio e longo prazo da organização – facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

 

“O setor do agronegócio possui muitos desafios e tal recurso ajuda os empresários neste sentido. Ele mostra os resultados de maneira mais objetiva e propicia as informações necessárias para que tomem as melhores decisões com maior velocidade, além de criar mecanismos para acompanhamento de resultados. Para implementar, é preciso repensar a estrutura do negócio, realinhar processos, tecnologias e pessoas. Definir desde regras básicas até a sucessão familiar”, pontua.

 

Vale destacar que entre os princípios básicos da governança corporativa estão a transparência, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a obediência às leis do país (compliance).

 

Grupo Valure

 

Em setembro, Cuiabá irá contar com o módulo único do programa de “Governança Corporativa” da Fundação Dom Cabral, associada ao Grupo Valure em Mato Grosso.

 

O programa visa apresentar os fundamentos e os pilares da governança corporativa de uma maneira objetiva, clara e aplicada à realidade organizacional brasileira – possibilitando que os participantes compreendam as responsabilidades, os papéis e os riscos associados ao campo.

 

O módulo – que tem como base o diálogo, a análise de exemplos reais, casos didáticos e debates estruturados – será realizado nos dias 12 e 13 de setembro, das 8h às 18h, no Delmond Hotel. Mais informações pelo e-mail comercial@grupovalure.com.br ou pelo telefone (65) 3318-2600. 




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados