Cuiabá, Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
FEIRA AGROPECUÁRIA
06.07.2017 | 13h25 Tamanho do texto A- A+

Nelore criado a campo será premiado durante Expoagro 2017

Os campeonatos serão divididos em várias categorias em função da idade

Divulgação

A avaliação será promovida entre os dias 10 e 14 de julho

DA ASSESSORIA

Bovinos da raça Nelore com idade entre oito e 30 meses serão avaliados no julgamento de campo que será realizado durante a 53ª Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá.

 

O concurso consiste em uma premiação para os animais com melhor avaliação visual feita por um jurado credenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e que tenham sido criados a pasto. A avaliação será promovida entre os dias 10 e 14 de julho.

 

Os campeonatos serão divididos em várias categorias em função da idade: com idade entre 7 e 11 meses, os machos participarão do Campeonato Bezerro e as fêmeas do Campeonato Bezerra. Animais com idade entre 12 e 16 meses participarão do Campeonato Soberano. Entre 16 e 24 meses participarão do Campeonato Garrote, no caso dos machos e Campeonato Novilha, para as fêmeas.

 

Animais com idade entre 24 e 30 meses serão avaliados nas categorias Touro Jovem e Fêmea Jovem, enquanto que os animais com idade entre 30 e 36 meses serão avaliados nas categorias Touro Sênior e Fêmea Adulta.

 

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Roberto Candia de Figueiredo, o julgamento a campo é uma forma de reconhecer a qualidade dos bovinos mato-grossenses, o que revela o empenho e habilidade dos criadores empregada na pecuária mato-grossense.

 

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, explica que o julgamento a campo consiste em uma avaliação visual, usada para constatar a qualidade dos bovinos criados a campo.

 

O julgamento é uma mostra para que os criadores possam comparar o seu trabalho com o dos seus pares e também mostrar para a sociedade o potencial da raça.

 

Regras

 

Os animais a serem inscritos no concurso, devem ter entre sete meses e zero dia até 36 meses e zero dia levando em consideração a data base da exposição, que será no dia 10 de julho.

 

Por serem animais de campo, a orientação é que os criadores tragam os que foram arraçoados em piquetes com cochos com alimentação a base de volumosos e concentrados, e bebedouros artificiais.

 

Os organizadores recomendam que quanto mais mansos os animais, melhor será para a avaliação, já que serão avaliados os padrões raciais, características econômicas da carcaça, as características reprodutivas e os aprumos.

 

Mais informações

 

Interessados em inscrever no julgamento a campo entrar em contato com Sandra Regina pelo telefone: (65) 9 9963-1589 ou (65) 3635-0182 ou pelo e-mail neloremt@terra.com.br




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia