Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019
08.01.2019 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Modificação genética aumentou rendimento em 40%

agrolink

do Portal do Agronegócio

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinóis, nos Estados Unidos, conseguiu aumentar em 40% o rendimento de plantas de tabaco em um campo experimental, utilizando técnicas de modificação genética. O artigo foi publicado nesta quinta-feira (03.01), na revista Science.

Os resultados sugerem um método que poderia ser usado para superar as limitações inerentes da fotossíntese natural para melhorar a produtividade e de outras culturas importantes globalmente, como arroz ou trigo. Como os métodos comumente utilizados na busca pelo aumento da produtividade, como pesticidas e irrigação, estão sendo otimizados, a eficiência fotossintética está se tornando a primeira opção para alguns cientistas da área.

Nesse cenário, os pesquisadores trabalharam na enzima de fixação de carbono RuBisCO, que é essencial na transformação do dióxido de carbono atmosférico em biomassa vegetal e também reage com o oxigênio para produzir subprodutos disfuncionais. A partir disso, a fotorrespiração desintoxica esses subprodutos e os converte em moléculas úteis.

Usando o tabaco como modelo de cultivo, os pesquisadores introduziram vias metabólicas não-nativas e sintéticas que reciclaram mais eficientemente os subprodutos da oxigenação da RuBisCO. O tabaco foi usado devido, em parte, à facilidade de manipulação genética, bem como devido à sua natureza resistente e produção abundante de sementes, o que o torna adequado para fins de pesquisa.

De acordo com os resultados de experimentos em condições de casa de vegetação e no campo sob condições agrícolas, as vias sintéticas levaram a grandes aumentos na biomassa de peso seco. "A planta pode dedicar essa energia ao seu crescimento, em vez de usá-la para metabolizar as moléculas tóxicas", diz à AFP Donald Ort, o autor principal do estudo.

Fonte     https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/modificacao-genetica-aumentou-rendimento-em-40-179305