ENQUETES

Na sua opinião, Pedro Taques deve disputar a reeleição?

PUBLICIDADE

Agronegócios / AGROEXPORTAÇÕES/CARNE
09.03.2017 | 08h00
Tamanho do texto A- A+

Coreia do Sul a um passo de importar carne suína de SC

A Coreia do Sul deu mais um passo no processo de liberação da importação de carne suína de Santa Catarina, depois da missão liderada pelo governador Raimundo Colombo ao país em julho de 2016

DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Graças aos contatos frequentes do embaixador do Brasil na Coreia, Luiz Fernando Serra, que acompanhou a visita no ano passado, o Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais informou que abriu consulta pública da minuta de requisitos sanitários negociados com o Brasil para a abertura do mercado coreano à carne suína de Santa Catarina. Caso não tenha nenhum obstáculo, os requisitos serão promulgados oficialmente na Coreia, finalizando assim a sétima das oito etapas do processo de abertura.

O governador Raimundo Colombo comemorou a medida sul-coreana e lembrou que a oitava etapa prevê as inspeções “in loco” dos frigoríficos pelos técnicos da Agência de Quarentena Animal e de Plantas (QIA) para a habilitação das empresas para exportarem para a Coreia do Sul. “Estamos vibrando porque definitivamente a Coreia do Sul agora autorizou a missão de reconhecimento para SC poder exportar a carne suína para o país, que é um dos maiores importadores do mundo”, afirmou. “Os nossos frigoríficos estão habilitados para atender os sul-coreanos porque já exportam carne suína para o Japão e outros mercados", completou.

Colombo lembrou que a venda de carne suína para a Coreia possibilitará que Santa Catarina mantenha os excelentes indicadores de empregos, como o resultado de janeiro deste ano com a abertura de mais de dez mil vagas, o maior número do Brasil em termos absolutos.

A missão sul-coreana, integrada por funcionários da QIA e do Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais, da Korea Pork (a associação sul-coreana de produtores de carne suína) e jornalistas, está prevista para ocorrer entre os dias 31 de março e 3 de abril.

O secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, elogiou o trabalho de cobrança realizado pelo embaixador Luiz Fernando Serra junto ao governo da Coreia e destacou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já foi informado das decisões sul-coreanas. “O trabalho do embaixador Serra foi fundamental para vencermos mais essa etapa”, destacou Carlos Adauto.

Missão de SC no Japão

O governador Raimundo Colombo abre, nesta segunda-feira, 6, a missão no Japão com a participação no seminário Oportunidades & Negócios, promovido em Tóquio, resultado de uma parceria da Embaixada do Brasil com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Também estão previstos encontros com órgãos empresariais e do governo japonês.

O governador e comitiva participam, ainda, da Foodex Japan 2017, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia.

A comitiva liderada por Raimundo Colombo conta com o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o secretário de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira; o diretor de economia da SAI, Guilherme Bez Marques; o deputado Gelson Merisio; o ajudante de ordens do governador, coronel Luiz Carlos Vitório; e o diretor de Imprensa da Secretaria da Comunicação (Secom), Claudio Thomas. Da Federação das Indústrias de SC, também participam o presidente Glauco José Corte; o diretor de relações institucionais e industriais, Carlos Henrique Ramos Fonseca; e a coordenadora do Centro Internacional de Negócios, Tatiani Leal. O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes, Ricardo Gouveia, também participa da missão.

Essa é a 14ª missão internacional realizada pelo governador Raimundo Colombo desde 2011, sendo a quarta no atual mandato.

 

 

Fonte      http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/coreia-do-sul-a-um-passo-de-importar-carne-suina-de-sc-155893




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados