ENQUETES

Qual característica é mais importante em um candidato ao Governo?

PUBLICIDADE

Agronegócios / AGROPRODUÇÃO/GRAOS
12.04.2018 | 08h00
Tamanho do texto A- A+

Amendoim é alternativa para produtor da cana-de-açúcar

Durante palestra na TECNOSHOW COMIGO, foram apresentadas possibilidade de introdução da cultura, que pode ser utilizada junto ao ciclo da cana para renovação do solo

Divulgação do Portal do Agronegócio

Clique para ampliar

do Portal do Agronegócio

Cultura ainda não muito utilizada em Goiás, o amendoim vem ganhando espaço aos poucos entre a preferência de produtores. Segundo o biólogo e técnico agrícola da Embrapa Algodão, Ramon Araújo Vasconcelos, o amendoim se apresenta como uma boa alternativa junto à cana-de-açúcar.

 

“O amendoim vem como uma sugestão, uma oportunidade para uma renovação no canavial, com a incrementação de nutrientes, principalmente nitrogênio”, argumenta. Ele acrescenta que a Embrapa está desenvolvendo materiais adaptados ao Cerrado, por meio de melhoramento genético, com alto teor de óleo e bastante matéria seca.

 

Durante palestra sobre a cultura do amendoim, na TECNOSHOW COMIGO, o biólogo destacou as vantagens para o produtor rural, especialmente quanto à produtividade. “O amendoim é bastante rentável. Ele tem diferentes e variadas utilizações que vão desde a alimentação in natura ao óleo, panificação, entre outros produtos. E esses materiais BRS que a gente traz, que vão em breve estar à disposição do produtor, vão gerar uma produtividade superior a 4.000 kg/ha ou até mais”, destaca.

 

O técnico agrícola da Embrapa explica que no caso do canavial, que precisa ser renovado após quatro ou cinco cortes, é possível fazer um ciclo com o amendoim, em que ele vai agregar à produção e, principalmente, fazer uma reciclagem por meio de suas raízes, que são bastante profundas e com sistemas diferenciados da cana. “Então, ele vai deixar o solo mais equilibrado, introduzir nitrogênio e suprimir, também, alguns nematoides.”

 

Vasconcelos acrescenta, ainda, que o amendoim é uma cultura que pode ser cultivada em safras normais para entrar no sistema de integração lavoura-pecuária. “Nesse sistema, a gente vai ter o amendoim na safra completa, com ciclos entre 120 e 130 dias. Posteriormente, pode ser colocado o milho, a braquiária e outros produtos. Isso gera, como é sabido, essa integração e faz essa reciclagem com seus diversos tipos de raízes, de cobertura de solo, favorecendo a porosidade, uma não-compactação”, salienta. De acordo com o biólogo, existem vários produtores interessados em trabalhar com a cultura.

 

 

Fonte      http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/amendoim-e-alternativa-para-produtor-da-cana-de-acucar-170714




Clique aqui e faça seu comentário


0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados